Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário-geral da ONU transfere a Putin sua preocupação com a Ucrânia e pede redução da tensão

Ban Ki-moon afirma que qualquer piora na situação afetaria todos os envolvidos 

Internacional|

Ban Ki-moon (foto) pediu empenho de todas as partes envolvidas
Ban Ki-moon (foto) pediu empenho de todas as partes envolvidas Ban Ki-moon (foto) pediu empenho de todas as partes envolvidas (BAS CZERWINSKI/AFP)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, transferiu nesta terça-feira (15) ao presidente russo, Vladimir Putin, sua preocupação pela situação no leste da Ucrânia e pediu a todas as partes trabalhar para reduzir a tensão.

Em uma conversa telefônica com o presidente russo, Ban advertiu para a muito volátil situação que se vive na Ucrânia oriental e ressaltou que qualquer piora da crise seria profundamente prejudicial para todos os afetados, segundo informou seu porta-voz em comunicado.

O diplomata coreano pediu a todas as partes que trabalhem para frear a escalada na situação.

Segundo o Kremlin, durante o telefonema, Putin pediu à ONU e à Comunidade Internacional uma condenação do uso da força por parte das autoridades de Kiev no leste da Ucrânia.

Publicidade

Ucrânia está à beira da guerra civil, diz premiê russo

Operação especial das forças ucranianas deixa vários mortos em Kramatorsk

Publicidade

A conversa entre Ban e Putin aconteceu depois que o secretário-geral das Nações Unidas discutiu na última segunda-feira (14) a crise com o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov.

Tanto ontem como hoje, o porta-voz de Ban, Stephan Dujarric, evitou pronunciar-se diretamente sobre a operação iniciada por Kiev para render as milícias pró-russas sublevadas no leste do país.

Publicidade

Em Genebra, a missão de direitos humanos enviada pela ONU à Ucrânia apresentou nesta terça um relatório no qual rebateu muitos dos argumentos da Rússia ao desmentir que a minoria russa no leste da Ucrânia sofra maus-tratos sistemáticos e denunciar que houve manipulação para fazer crer que assim ocorria na Crimeia e justificar a anexação do território por parte de Moscou.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.