Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário-geral da ONU visitará a Ucrânia na próxima semana

António Guterres fará viagem à Rússia para se encontrar com Putin e, dois dias depois, terá reunião com Zelenski em Kiev

Internacional|Do R7, com informações da AFP

António Guterres visitará pela primeira vez os dois países após início da guerra na Ucrânia
António Guterres visitará pela primeira vez os dois países após início da guerra na Ucrânia António Guterres visitará pela primeira vez os dois países após início da guerra na Ucrânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, viajará à Ucrânia na próxima semana para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, depois de se encontrar com Vladimir Putin em Moscou, anunciou o órgão em comunicado nesta sexta-feira (22).

Guterres "se encontrará com o chanceler Dmitro Kuleba e será recebido por Volodmir Zelenski em 28 de abril", disse a ONU. A reunião com o presidente russo está marcada para terça-feira (26) em Moscou.

Esse anúncio ocorre no 58º dia da ofensiva militar russa contra a Ucrânia, com milhares de mortos e mais de 12 milhões de deslocados, na pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

Um porta-voz da ONU disse na quarta-feira (20) que Guterres queria realizar uma reunião com os presidentes da Rússia e da Ucrânia.

Publicidade

As Nações Unidas estão claramente alheias a essa crise desde que Moscou enviou tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro. Guterres tenta estimular o diálogo para acabar com o conflito, segundo a ONU.

Putin não falou por telefone com Guterres, nem teve contato com o secretário-geral da ONU desde que ele alegou que a Rússia violou a Carta da ONU ao enviar tropas para a Ucrânia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.