Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seis funcionários de jornal em Hong Kong se declaram culpados de 'complô com forças estrangeiras'

Equipe do Apple Daily, veículo pró-democracia que foi fechado, enfrenta a sentença máxima de prisão perpétua

Internacional|Do R7

Capa do Apple Daily mostra fotos de cinco funcionários presos
Capa do Apple Daily mostra fotos de cinco funcionários presos Capa do Apple Daily mostra fotos de cinco funcionários presos

Seis funcionários do jornal pró-democracia de Hong Kong Apple Daily — que foi fechado — se declararam culpados de complô com forças estrangeiras nesta terça-feira (22) e enfrentam uma sentença máxima de prisão perpétua.

Esse processo é o primeiro em que a drástica lei de segurança nacional imposta por Pequim em meados de 2020 para silenciar a oposição é aplicada a um veículo de comunicação.

O jornal Apple Daily criticava o poder chinês e apoiou os protestos pró-democracia que abalaram Hong Kong em 2019.

O veículo teve que ser fechado em meados de 2021, depois que seus fundos foram congelados e vários diretores foram presos, incluindo o fundador, Jimmy Lai, atualmente processado pela lei de segurança nacional.

Publicidade

Nesta terça-feira, quatro ex-editores e dois ex-executivos se declararam culpados perante a Suprema Corte de Hong Kong por "conspirar para atuar com forças estrangeiras com o objetivo de colocar em risco a segurança nacional".

Leia também

Entre os réus que se declararam culpados estão o ex-diretor-geral do jornal, Cheung Kim-hung, o editor adjunto Chan Pui-man, o redator-chefe Law Wai-kwong, o editor-chefe Lam Man-chung e os jornalistas Fung Wai-kong e Yeung Ching-kee.

Publicidade

A Promotoria acusou-os de usar o Apple Daily para divulgar conteúdos que pedem sanções estrangeiras contra a China.

Os seis acusados estão em prisão preventiva há quase um ano e meio e serão condenados somente no fim do processo contra Lai e três empresas vinculadas ao Apple Daily.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.