Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seul acredita que Pyongyang não é capaz de fazer mísseis nucleares

Coreia do Norte pode transferir de armas nucleares a mísseis, mas sua confiabilidade seria baixa

Internacional|

Novo teste pode causar ação extrema dos EUA e Coreia do Sul
Novo teste pode causar ação extrema dos EUA e Coreia do Sul Novo teste pode causar ação extrema dos EUA e Coreia do Sul

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul indicou nesta sexta-feira que não acredita que a Coreia do Norte tenha conseguido reduzir o tamanho de suas ogivas nucleares o suficiente para instalá-las em mísseis, em uma conclusão que diverge do último relatório da inteligência dos Estados Unidos.

— A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, mas existem dúvidas sobre se está na etapa em que pode reduzir o peso e diminuir (os dispositivos atômicos) para sua instalação em um míssil.

Em entrevista coletiva em Seul, o porta-voz da Defesa falou sobre o país vizinho. A avaliação do ministério sul-coreano contrasta com a última conclusão da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, divulgada na quinta-feira pelo congressista republicano Doug Lamborn na Câmara dos Representantes.

— Acreditamos com confiança moderada que a Coreia do Norte pode transferir armas nucleares a mísseis balísticos, mas sua confiabilidade seria baixa.

Publicidade

Bombas atômicas da Coreia do Norte ainda são mais fracas que as de Hiroshima e Nagasaki

Em pé de guerra, países da Ásia contam com mais de 500 ogivas nucleares

Publicidade

Lamborn fez a declaração em referência a um relatório confidencial sobre o potencial risco nuclear da Coreia do Norte distribuído a membros do governo e congressistas. Enquanto o regime de Kim Jong-un afirmou que possui mísseis com capacidade nuclear, até hoje a maioria dos analistas e dos serviços de inteligência acredita que o regime carece dos avanços técnicos suficientes para reduzir o tamanho das ogivas até o ponto de poder instalá-las em projéteis.

Em todo o caso, o extremo hermetismo da Coreia do Norte torna impossível verificar com total segurança a capacidade atômica do militarizado Estado comunista. Pyongyang fez até agora três testes nucleares subterrâneos, em 2006, 2009 e fevereiro deste ano, todos eles condenados pela comunidade internacional e objeto de sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.