Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SIP condena perseguição a jornalista dos EUA que revelou caso Snowden

Internacional|

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou nesta terça-feira toda forma de perseguição contra o jornalista americano Glenn Greenwald, que denunciou a espionagem cibernética dos Estados Unidos no mundo, e apoiou suas atividades jornalísticas.

"Durante nossa Assembleia Geral em Denver (Colorado), ficamos cientes das pressões exercidas por governos contra os cidadãos para que façam - ou aceitem - uma falsa escolha entre liberdade de expressão e segurança nacional", expressou o presidente da comissão de liberdade de imprensa e informação da SIP, Claudio Paolillo, em um comunicado de imprensa divulgado nesta terça-feira em Miami.

Greenwald, jornalista americano que mora no Brasil, pediu demissão há duas semanas do jornal britânico The Guardian, onde em junho publicou as primeiras revelações do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden, foragido da justiça americana, que o acusa de espionagem, e que se asila temporariamente na Rússia.

Em agosto, o governo britânico deteve o companheiro de Greenwald, o brasileiro David Miranda, no aeroporto de Londres, e apreendeu material jornalístico que ele transportava em direção ao Brasil.

Publicidade

As autoridades britânicas não esclareceram se Greenwald e Miranda estão sob investigação criminal pela revelação dos detalhes sobre o programa de vigilância governamental.

"Em nossa opinião, o trabalho jornalístico de Greenwald provocou preocupação justificada entre líderes de governos e cidadãos", indicou Paolillo. "Apoiamos Greenwald e seus colegas jornalistas para que exerçam sua atividade profissional sem perseguição ou intimidação do governo".

pb/ll/ma

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.