Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 15 número de mortos em Donetsk; Kiev responsabiliza Rússia pelo ataque

Projétil caiu em uma estação de transporte atingindo um trólebus que estava no local 

Internacional|

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, disse que a responsabilidade pelos mortos após um bombardeio em uma estação de transporte público em Donetsk, no leste do país, é da Rússia. "Os terroristas realizaram hoje (22) de novo um ato horrível contra a humanidade. E a responsabilidade é da Federação Russa", assinalou Yatseniuk.

O chefe de Governo se referia ao incidente no qual um projétil caiu em uma estação de transporte em Donetsk e em um trólebus que estava no local, e que, segundo o último balanço, causou 15 mortos. Antes, o Ministério da Defesa ucraniano acusou os separatistas pró-Rússia que lutam contra o governo central em Donetsk de ser os autores dos disparos de artilharia que atingiram a parada de transporte público.

Em comunicado, o Ministério assinalou que os pró-russos bombardearam um trólebus matando civis. "Este bombardeio aconteceu em um bairro onde não se registram combates... O local onde foi atingido o trólebus fica a mais de 15 quilômetros da região onde estão os terroristas (como Kiev denomina os separatistas)", acrescentou o Ministério. Por isso, Kiev conclui que o ataque foi lançado pelas milícias pró-russas.

Ataque deixa ao menos 6 civis mortos em Donetsk, no leste da Ucrânia

Publicidade

As vítimas estavam tanto na estação como no trólebus que passava por ali naquele momento, embora haja confusão em torno dos números, segundo as diversas fontes. De acordo com a Prefeitura de Donetsk, o bombardeio "causou danos no bonde número 3, causando ferimentos a seu motorista", mas "atingiu totalmente" o trólebus da linha 17, no qual morreram sete pessoas.

Também teria sido atingido um ônibus, no qual se registraram mortos e feridos, assinalou a fonte. Já os separatistas pró-Rússia que controlam essa cidade do leste da Ucrânia elevaram para 15 o número de vítimas do ataque, após ter informado antes de pelo menos 13 mortos e 20 feridos.

O correspondente do canal russo "Rossia 24" mostrou ao vivo imagens do trólebus incendiado e constatou a morte de pelo menos sete pessoas, enquanto diversos meios de imprensa russos divulgaram fotos com os corpos de vários passageiros. A missão especial da Osce para o leste da Ucrânia enviou um grupo de observadores para o local. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.