Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 39 o número de mortos em naufrágio nas Filipinas

Sobreviventes culpam a tripulação pelas mortes. Guarda Costeira das Filipinas investiga o caso

Internacional|

As autoridades das Filipinas elevaram nesta sexta-feira (3) para 39 o número de mortos no naufrágio de uma embarcação em frente ao porto de Ormoc, no centro do país, enquanto 18 pessoas continuam desaparecidas, informou a imprensa local.

As equipes de resgate retomaram as buscas por vítimas nesta sexta e encontraram três novos corpos, segundo a emissora de televisão "GMA News".

Os números do serviço da Guarda Costeira filipina indicam que havia 173 passageiros e 16 membros da tripulação no MV Kim Nirvana-B.

Vários sobreviventes afirmaram que a embarcação virou de forma repentina devido às fortes ondulações na região, por isso muitos dos passageiros não tiveram tempo de sair do barco, antes que o mesmo afundasse, e ficaram presos.

Publicidade

Além disso, os sobreviventes acusaram a tripulação da embarcação de não ter distribuído coletes salva-vidas apesar das más condições meteorológicas.

O chefe do serviço da Guarda Costeira de Visayas Oriental, o capitão Pedro Tinampay, declarou que a embarcação não estava sobrecarregada porque tinha capacidade para 178 passageiros.

Publicidade

No entanto, um sobrevivente citado pela imprensa local disse que a embarcação também estava carregada com centenas de sacos de cimento e arroz.

Segundo a "GMA News", tanto o capitão como a tripulação se encontram sob custódia da Guarda Costeira das Filipinas, que garantiu que vai investigar esse incidente "de todos os ângulos possíveis".

Publicidade

A embarcação MV Kim Nirvana-B se dirigia para a ilha de Camotes, que fica a cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Ormoc, quando se deparou com fortes ondulações e afundou a aproximadamente 100 metros de distância do porto de partida.

A agência meteorológica das Filipinas tinha advertido os pescadores sobre os perigos de se navegar na região de Visayas Oriental, onde se encontra Ormoc. 

A Guarda Costeira continua com os trabalhos de resgate, aos quais se juntou um navio da Marinha das Filipinas e cinco mergulhadores, além de dois aviões militares.

Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, pelo descumprimento das normas de segurança, pela manutenção deficiente dos equipamentos e por sobrecarga.

O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial aconteceu nas Filipinas em 1987, quando a embarcação Doña Paz naufragou após colidir com um navio petroleiro e 4.341 pessoas morreram. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.