Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, é indiciado nos EUA

Acusado pode ser condenado por não colaborar com as investigações do Congresso sobre a invasão do Capitólio

Internacional|Do R7

Steve Bannon também atuou como estrategista durante a campanha de Donald Trump
Steve Bannon também atuou como estrategista durante a campanha de Donald Trump Steve Bannon também atuou como estrategista durante a campanha de Donald Trump

Steve Bannon, estrategista de campanha e ex-assessor do ex-presidente dos EUA Donald Trump, foi indiciado nesta sexta-feira (12) por se negar a depor diante do comitê do Congresso americano que investiga o ataque de 6 de janeiro contra o Capitólio, anunciou o Departamento de Justiça do país.

Bannon, que segundo os investigadores pode ter informações sobre as ligações entre a Casa Branca e os simpatizantes de Trump que invadiram a sede do Congresso durante a sessão que formalizava a vitória de Joe Biden na eleição de 2020, foi indiciado com base em duas acusações de desacato: uma por se negar a comparecer diante dos parlamentares e outra por não fornecer documentos solicitados pela comissão.

Caso condenado, Bannon pode enfrentar uma pena de 30 dias a um ano de prisão para cada crime pelo qual foi denunciado, além de uma multa de 100 mil dólares (aproximadamente R$ 545 mil) por não ter se apresentado ao Congresso, segundo informações das agências Reuters e DW.

Outra testemunha intimada pelos parlamentares americanos foi Mark Meadows, ex-chefe de gabinete de Trump. Ele também se recusou a comparecer ao Congresso nesta sexta-feira (12).

Publicidade

O presidente do comitê que investiga a invasão do Capitólio, Bennie Thompson, disse que Meadows poderá ter de responder a acusações similares às que foram feitas a Bannon caso continue se negando a depor aos parlamentares.

Ainda de acordo com a DW, o comitê intimou mais de 30 pessoas para testemunhar sobre a invasão do Capitólio, incluindo aliados de Trump e ex-funcionários da Casa Branca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.