Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Supertufão Rai deixa ao menos 12 mortos em passagem pelas Filipinas

Fenômeno derrubou árvores e linhas de transmissão, inundou cidades e obrigou mais de 300 mil pessoas a deixar suas casas

Internacional|

Vista aérea da ilha de Siargao, onde os ventos chegaram a soprar a 195 km/h
Vista aérea da ilha de Siargao, onde os ventos chegaram a soprar a 195 km/h Vista aérea da ilha de Siargao, onde os ventos chegaram a soprar a 195 km/h

O mais potente tufão a atingir as Filipinas neste ano, o Rai deixou ao menos 12 mortos pelas chuvas intensas e pelos ventos com força de furacão que arrancaram árvores, derrubaram linhas de transmissão, e inundaram cidades, informaram as autoridades locais.

Mais de 300 mil pessoas abandonaram casas e hotéis, à medida que o supertufão avançava pelas regiões do centro e do sul do país, interrompendo as comunicações em algumas áreas e arrancando telhados de edifícios.

Além dos moradores, há muitos turistas nacionais nas regiões atingidas pelo ciclone. Os estrangeiros continuam proibidos de entrar no país, devido à pandemia da Covid-19.

O supertufão carregava ventos máximos de 195 km/h no momento em que atingiu a ilha de Siargao, na quinta-feira (16). Depois disso, a velocidade dos ventos caiu para 155 km/h, disse uma agência meteorológica.

Publicidade

As autoridades filipinas anunciaram que pelo menos 12 pessoas morreram na passagem do ciclone, que se dirigia à turística ilha de Palawan antes de entrar no mar da China Meridional, rumo ao Vietnã.

"Até o momento, o número de mortos é de 12 no total, em todas as regiões afetadas", declarou o diretor-executivo do Conselho Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Ricardo Jalad.

Publicidade

Muitos voos foram suspensos, e dezenas de portos permanecem temporariamente fechados, diante da advertência de grandes ondas que podem provocar "inundações fatais" em áreas costeiras baixas.

"Estamos vendo pessoas perambulando pelas ruas, muitas em estado de choque", relatou Dennis Datu, correspondente da emissora local ABS-CBN, falando da cidade devastada de Surigão, na ilha de Mindanao.

Publicidade

Leia também

"Todos os prédios estão seriamente danificados, incluindo o escritório provincial da agência de desastres. Parece que foi atingido por uma bomba", acrescentou.

"Essa tempestade monstruosa é aterrorizante e ameaça atingir comunidades costeiras como um trem de carga", advertiu ontem o diretor da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho nas Filipinas, Alberto Bocanegra.

"Estamos muito preocupados que a mudança climática esteja tornando os tufões mais violentos e imprevisíveis", afirmou.

Apelidada de "Odette" nas Filipinas, a tempestade Rai chega, de forma tardia, na temporada de tufões, que costuma se estender de julho a outubro.

Um supertufão é um ciclone extremamente violento, equivalente a um furacão de categoria 5 (máximo da escala Saffir-Simpson) nos Estados Unidos. Em torno de cinco, apenas, são registrados a cada ano no mundo.

Este é o ciclone mais violento registrado em 2021 nas Filipinas, um dos países mais vulneráveis ao impacto da mudança climática, com uma média anual de 20 tempestades e tufões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.