Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Supostos refugiados sírios morrem afogados em travessia da Turquia para ilha grega

Internacional|

ANCARA (Reuters) - A imagem de uma criança morta por afogamento em uma praia de um dos principais destinos turísticos da Turquia dominou as redes sociais nesta quarta-feira, depois que 12 supostos refugiados sírios morreram tentando chegar à ilha grega de Kos.

A foto mostra um menino vestindo uma camisa vermelha e bermudas, com a cabeça afundada na areia, em uma praia perto da cidade de Bodrum. Em uma segunda imagem, um policial carrega a criança morta no colo.

A imprensa turca identificou o menino como Aylan Kurdi, de 3 anos, cujo irmão de 5 morreu no mesmo barco. A mídia informou que ele era da cidade síria de Kobani, perto da fronteira com a Turquia, palco de violentos combates entre insurgentes do Estado Islâmico e forças curdas alguns meses atrás

Dois barcos, carregando um total de 23 pessoas, partiram separadamente da região de Akyarlar, na península de Bodrum, de acordo com uma autoridade naval síria. Entre os mortos estão cinco crianças e uma mulher. Sete pessoas foram resgatadas e duas chegaram à costa com auxílio de coletes salva-vidas. Outras duas pessoas seguem desaparecidas.

Continua após a publicidade

Dezenas de milhares de sírios que fogem da guerra em seu país escaparam para a costa da Turquia com a esperança de viajar de barco para a Grécia, seu portão de entrada na União Europeia.

Segundo a autoridade, quase 100 pessoas foram resgatadas no total por embarcações turcas durante a noite enquanto tentavam chegar à Kos. Agências de ajuda humanitária estimam que, ao longo do último mês, cerca de 2.000 pessoas tenham feito a curta travessia por dia para as ilhas no leste da Grécia em botes infláveis.

Continua após a publicidade

Milhares de pessoas, principalmente da África, também têm tentado chegar à Europa de barco via trajeto da Líbia para a Itália. Mais de 2.500 pessoas morreram este ano tentando atravessar o Mediterrâneo, de acordo com dados da ONU.

(Por Daren Butler e Ece Toksabay)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.