Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Taiwan elege oposicionista Tsai Ing-wen como sua primeira presidente mulher

Democrata progressista era a favorita na disputa eleitoral

Internacional|Do R7

Tsai Ing-wen vence a eleição presidencial em Taiwan
Tsai Ing-wen vence a eleição presidencial em Taiwan Tsai Ing-wen vence a eleição presidencial em Taiwan

Taiwan elegeu neste sábado (16) sua primeira mulher presidente, a líder pró-independência Tsai Ing-wen, do PDP (Partido Democrata Progressista). A líder da oposição ao governo chinês, que controla a ilha, venceu o partido KMT, que é a favor do comando da China.

As eleições parlamentares também apontam para uma vitória do PDP. Mesmo sendo pró-independência de Taiwan, Tsai quer manter o bom relacionamento com Beijing.

Nas últimas pesquisas feitas pela TVBS, dois dias antes das eleições e não publicadas, a candidata Tsai Ing-wen obteve 52% de apoio, o candidato Eric Chu, do KMT (Partido Kuomintang), ficou com 32%, enquanto o PDP alcançou 59% dos 113 assentos do Legislativo e o KMT, com 42%.

As pressões chinesas sobre a artista Tzuyu, única taiwanesa no grupo coreano Twice, e o seu vídeo pedindo desculpas por acenar uma bandeira da ilha durante um programa de televisão afetaram as eleições, por se considerar que isso ocorreu sob pressão.

Publicidade

Leia mais notícias de Internacional no Portal R7

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Publicidade

“Desencadeou sentimentos contra a China e impulsionou o voto no PDP para que consiga a maioria parlamentar”, disse a organização Repórteres de Taiwan na sua página da internet, após a publicação do vídeo, na noite anterior, da jovem pedindo desculpa.

Nas eleições de 2012, o atual presidente, Ma Ying-jeou, do partido Kuomintang, conquistou a Presidência com 51,6% dos votos, contra os 45,63% de Tsai Ing-wen, e o KMT conquistou 64 assentos parlamentares contra os 40 alcançados pelo PDP.

* Com agência internacionais e Agência Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.