Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temendo por sua campanha contra o Estado Islâmico, Iraque oferece mediação entre Arábia Saudita e Irã

Exército do país vem obtendo ganhos contra o grupo extremista

Internacional|

Execução pela sunita Arábia Saudita do dissidente xiita Nimr al-Nimr no sábado inflamou a ira sectária no Oriente Médio
Execução pela sunita Arábia Saudita do dissidente xiita Nimr al-Nimr no sábado inflamou a ira sectária no Oriente Médio Execução pela sunita Arábia Saudita do dissidente xiita Nimr al-Nimr no sábado inflamou a ira sectária no Oriente Médio

O Iraque enviou o seu ministro do Exterior para Teerã nesta quarta-feira (6) com uma oferta para mediar a disputa entre a Arábia Saudita e o Irã, indicando os temores de Bagdá de que um novo conflito sectário possa prejudicar a sua campanha contra o Estado Islâmico.

A execução pela sunita Arábia Saudita do dissidente xiita Nimr al-Nimr no sábado (2) inflamou a ira sectária no Oriente Médio, enfurecendo o Irã, o principal poder muçulmano xiita na região. Depois que manifestantes atacaram a embaixada saudita no Irã, Riad e alguns dos seus aliados cortaram relações diplomáticas com Teerã.

O Iraque, onde um governo liderado pelos xiitas tenta urgentemente se aproximar da minoria sunita à medida que busca reconquistar o território controlado pelos militantes do Estado Islâmico, é particularmente vulnerável a qualquer aumento das hostilidades entre os dois grupos muçulmanos.

Guerra entre Irã e Arábia Saudita seria “nitroglicerina pura” no Oriente Médio, diz especialista

Publicidade

Entenda as diferenças e divergências entre sunitas e xiitas

Após execução de clérigo xiita, oposição alemã apela a Merkel para romper aliança com Arábia Saudita

Publicidade

Uma poderosa milícia xiita apoiada pelo Irã pediu que o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, um xiita cuja credibilidade depende dos esforços de reconciliação com os sunitas, fechasse a embaixada saudita que reabriu no mês passado depois de décadas de relações difíceis. Milhares de xiitas se reuniram no centro de Bagdá nesta quarta, cantando refrãos contra a família que governa a Arábia Saudita.

Abadi enviou o ministro Ibrahim al-Jaafari para Teerã para ajudar a acalmar a crise. Falando com o ministro iraniano da sua pasta, Mohammad Javad Zarif, Jaafari afirmou que a disputa poderia ter “repercussões amplas”.

Publicidade

“Temos relações sólidas com a República Islâmica (Irã) e também temos relações com os nossos irmãos árabes e assim não podemos ficar em silêncio nessa crise”, disse Jaafari à imprensa em Teerã.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.