Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tempestade de inverno no Texas deixa ao menos 111 mortos

Autoridades afirmam que a maioria das mortes relacionadas à tempestade até agora foram associadas à hipotermia

Internacional|Da EFE

Pelo menos 111 pessoas morreram no estado do Texas, nos Estados Unidos, por causas relacionadas à tempestade de inverno que afetou de fevereiro até o início deste mês a milhões de residentes, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento de Serviços de Saúde do Estado (DSHS).

Autoridades sanitárias disseram em um comunicado que entre 11 de fevereiro e 5 de março, 111 moradores morreram em consequência das tormentas, que baixou as temperaturas bem abaixo de zero por vários dias e derrubou a energia na região.

O condado de Harris foi o mais duramente atingido, com 31 óbitos. A área, que inclui a cidade de Houston, tem 4,7 milhões de habitantes, 43,7% das quais são hispânicas.

Em seu relatório, a DSHS afirmou que a maioria das mortes relacionadas à tempestade até agora foram associadas à hipotermia. Uma das vítimas foi Cristian Pavon, um garoto de 11 anos da cidade texana de Conroe, que morreu em seu quarto depois de passar a noite sem eletricidade.

Publicidade

A família do menino processou dois dos provedores de energia do estado, alegando "negligência grosseira" e homicídio culposo, de acordo com a queixa.

Até 19 de fevereiro, quase metade dos 29 milhões de habitantes do estado havia sofrido numerosas interrupções no serviço de água porque mais de 900 redes públicas em 164 condados haviam sido afetadas pelas baixas temperaturas, segundo a Comissão de Qualidade Ambiental do Texas.

Publicidade

Além disso, centenas de supermercados de grandes redes tiveram que fechar suas portas por causa da escassez de alimentos, e os que permanecem abertos o fazem com prateleiras vazias ou com pouca mercadoria.

Todas essas condições contribuíram para o alto número de fatalidades. E o DSHS disse que as mortes também foram causadas por acidentes automobilísticos, envenenamento por monóxido de carbono, falha de equipamentos médicos, exacerbação de doenças crônicas, falta de oxigênio em casa, quedas e incêndios.

Publicidade

A tempestade na região também causou um apagão maciço no norte do México, em 17 de fevereiro. Na época, o presidente Andrés Manuel López Obrador descartou que o apagão fosse devido a uma retaliação motivada politicamente pelos EUA.

O congelamento dos gasodutos do Texas que transportam gás natural para usinas elétricas do país vizinho causou um apagão maciço em seis estados do norte do México, que deixou 4,7 milhões de pessoas sem eletricidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.