Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tempo pode estar se esgotando na busca por submarino argentino

Há preocupação em relação ao oxigênio para a tripulação

Internacional|

Mais de uma dúzia de barcos de vários países estão na busca
Mais de uma dúzia de barcos de vários países estão na busca Mais de uma dúzia de barcos de vários países estão na busca

As autoridades investigavam luzes de navegação no Atlântico Sul nesta terça-feira, à medida que aumentava a urgência na busca de um submarino desaparecido da Marinha argentina, em meio a preocupação de que seus 44 tripulantes poderiam ficar sem oxigênio.

As equipes de busca encontraram uma jangada vazia flutuando no oceano, e notaram luzes brancas à distância. Mas a marca da balsa sugeriu que não pertencia à ARA San Juan, que estava equipada apenas com luzes de navegação vermelhas para emergências e verdes para outras situações, disse uma autoridade da Marinha.

Ainda assim, os barcos que procuram o submarino estavam se dirigindo para as luzes de navegação para investigar ainda mais, disse o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi. O submarino estava em rota de Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo, até sua base em Mar del Plata e a cerca de 480 km da costa quando concedeu sua última localização na quarta-feira, logo após denunciar um mau funcionamento elétrico.

Se o navio construído pela Alemanha tivesse afundado ou, de outra forma, não conseguisse subir à superfície desde que enviou seu último sinal, seu suprimento de oxigênio se encerraria em sete dias.

Publicidade

"Assumindo o pior, que estava subaquático e não podia fazer snorkel - o que significa renovar o ar e o oxigênio - e não poderia subir sozinho para a superfície, estaríamos no sexto dia de oxigênio", disse Balbi a jornalistas nesta terça-feira.

Mais de uma dúzia de barcos e aviões de Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Chile e Brasil juntaram-se à busca pelo submarino. As autoridades estavam principalmente fazendo buscas aéreas, uma vez que tempestades interromperam a caçada marítima.

Publicidade

O clima estava começando a melhorar na tarde desta terça-feira, enquanto as velocidades do vento diminuíam e as ondas que subiram até 8 metros durante o fim de semana também ficavam menores.

As equipes sofreram decepções nos últimos dias, uma vez que a análise de sinais de satélite e sons detectados por sondas subaquáticas - inicialmente pensados como mensagens da tripulação - não eram do navio.

Publicidade

Mau tempo dificulta buscas por submarino na Argentina. Assista

“Hoje é um dia chave”, disse María Victoria Morales, mãe do tripulante Luis García, um eletricista, no balneário argentino de Mar del Plata, onde está a base naval rumo à qual o submarino se dirigia depois de partir de Ushuaia.

“Sabemos que são profissionais de primeira, estamos esperançosos”, acrescentou ela na base, onde espera junto com as demais famílias.

A Marinha dos Estados Unidos estava se preparando na terça-feira para implantar equipamentos de resgate, incluindo um veículo de controle remoto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.