Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto de 5,3 de magnitude sacode Fukushima, no Japão

A proprietária da central nuclear ainda não informou sobre danos na usina e seus arredores

Internacional|

Acidente nuclear de Fukushima, em 2011, foi um dos piores da história
Acidente nuclear de Fukushima, em 2011, foi um dos piores da história Acidente nuclear de Fukushima, em 2011, foi um dos piores da história

Um tremor de magnitude 5,3 na escala Richter abalou nesta quinta-feira (20) a região de Fukushima, no nordeste do Japão, onde fica a usina nuclear atingida pelo terremoto e tsunami de 2011.

A Agência Meteorológica do Japão não ativou o alerta de tsunami pelo terremoto e a proprietária da central nuclear, Tokyo Electric Power (Tepco), não informou, por enquanto, sobre anomalias e mudanças nas leituras dos níveis de radiação na usina e em seus arredores, segundo a emissora pública NHK. As autoridades japonesas também não informaram sobre danos em edifícios e na infraestrutura da região.

O terremoto aconteceu às 10h51 locais (23h51 de Brasília de quarta-feira) e seu epicentro foi localizado no mar, a 40 quilômetros de profundidade e a cerca de 50 quilômetros ao leste da cidade de Tomioka, onde fica a usina de Fukushima, de acordo com os dados da Agência Meteorológica do Japão.

O terremoto alcançou intensidade 4 na escala japonesa, que vai até 7 graus e se concentra mais nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor, nas localidades de Tomioka e Iwaki, ambas em Fukushima.

Publicidade

No dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 gerou um tsunami que arrasou o nordeste do Japão e deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos. Além disso, provocou na usina de Fukushima o pior acidente nuclear da história desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. 

Usina nuclear recebe aprovação para voltar a operar no Japão três anos após Fukushima

Identificados pelo menos 57 casos de câncer de tireoide em jovens de Fukushima

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.