Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Peru, perto da fronteira com Brasil

Internacional|

LIMA (Reuters) - Um forte terremoto de magnitude 7,5 ocorreu nesta terça-feira em uma área de fronteira entre Peru e Brasil, uma região de floresta amazônica, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, mas não havia registro imediato de danos.

O tremor, inicialmente divulgado como sendo de magnitude 7,1, foi sentido em grande parte do Peru, principalmente ao longo do sul, perto da fronteira com o Chile, segundo a mídia local. No Brasil, o abalo sísmico também pôde ser sentido no Acre.

"Deu para sentir o balcão, as coisas se mexerem, mas não teve danos aqui", disse à Reuters o editor-chefe do jornal O Alto Acre, Alexandre Lima, por telefone, em Brasileia.

Testemunhas também sentiram o terremoto na capital peruana, Lima, 681 quilômetros a leste.

Publicidade

O epicentro foi localizado 296 quilômetros a noroeste da cidade peruana de Puerto Maldonado. Ocorreu a uma profundidade de 602 quilômetros em uma região pouco povoada da selva amazônica, por isso é pouco provável que tenha causado danos ou deixado vítimas.

O chefe do Instituto de Defesa Civil, Alfredo Murgueytio, garantiu a um canal de TV a cabo que "até o momento não há informações de danos".

Publicidade

Depois do primeiro movimento sísmico, foram registrados outros dois tremores. O Instituto Geofísico do Peru registrou um de magnitude 7,3 e um segundo de magnitude 7,2.

O Peru, terceiro maior produtor de cobre, prata e zinco, está localizado em uma região de elevada atividade sísmica, diante da placa tectônica de Nazca, no oceano Pacífico.

(Por Teresa Céspedes e Marco Aquino, em Lima; com reportagem adicional de Alonso Soto, em Brasília; e de Sandra Maler, em Washington)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.