Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto de magnitude 7,5 deixa ao menos 100 mortos em Afeganistão e Paquistão

Em um dos piores incidentes, 12 meninas morreram em um tumulto ao tentarem escapar de uma escola afegã 

Internacional|

Terremoto chegou a ser sentido na Índia
Terremoto chegou a ser sentido na Índia Terremoto chegou a ser sentido na Índia

Um forte terremoto atingiu o nordeste do Afeganistão nesta segunda-feira (26) e provocou ondas de choque que foram sentidas na Índia e no Paquistão, resultando em pelo menos cem mortos.

O tremor se situou a 213 km de profundidade e 254 km a nordeste da capital afegã, Cabul, em uma área remota do Afeganistão, na cordilheira Hindu Kush.

O Serviço Geológico dos EUA inicialmente estimou a intensidade do terremoto em 7,7, mas depois revisou o número para 7,5.

Em um dos piores incidentes, 12 meninas morreram em um tumulto ao tentarem escapar de uma escola na cidade afegã de Taloqan, no norte, de acordo com autoridades. No total, 24 pessoas morreram no país devido ao tremor.

Publicidade

Japão quer instalar privadas em elevadores para emergências em terremotos

No vizinho Paquistão, pelo menos 76 pessoas foram mortas, a maioria nas regiões norte e noroeste que fazem fronteira com o Afeganistão, de acordo com funcionários do governo.

Publicidade

Prédios também tremeram na capital indiana, Nova Déli, levando os funcionários dos escritórios a correr para as ruas.

O sismo ocorreu quase exatamente seis meses depois de o Nepal sofrer seu pior terremoto já registrado, em 24 de abril, seguido de um outro tremor, em maio, o que causou a morte de 9 mil pessoas e destruiu ou danificou 900 mil casas.

Publicidade

Essa região montanhosa é sismicamente ativa e as movimentações tectônicas no subcontinente indiano podem causar enorme e destrutiva liberação de energia.

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu no norte do Paquistão pouco mais de uma década atrás, em 8 de outubro de 2005, matou cerca de 75 mil pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.