Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terremoto devastador no Nepal deixa mais de 1.400 mortos

O  tremor também fez pelo menos 18 vítimas fatais no monte Everest

Internacional|Do R7

Também houve vítimas na Índia, em Bangladesh e no Tibet
Também houve vítimas na Índia, em Bangladesh e no Tibet Também houve vítimas na Índia, em Bangladesh e no Tibet

O terremoto de magnitude 7,9, que atingiu o Nepal e parte da Índia neste sábado (25), deixou pelo menos 1.457 mortos, segundo informações divulgadas pela polícia local à CNN. O tremor derrubou uma torre histórica do século 19 na capital Kathmandu e gerou uma avalanche com vítimas fatais no monte Everest.

Terremoto no Nepal atinge expedição de montanhista brasileiro no Everest

Também houve vítimas na Índia, em Bangladesh e no Tibet, onde foram registradas outras avalanches.

O governo do Nepal declarou estado de emergência nas áreas afetadas, e diversos países ofereceram ajuda para lidar com o desastre. Esse foi o pior terremoto que atingiu a região em 81 anos.

Publicidade

Ainda não se sabe o tamanho do estrago na região do epicentro, já que as informações são escassas, o que pode fazer com que o número de mortos seja maior.

Patrimônio da Unesco, torre histórica desaba após tremores

Publicidade

Por que o Nepal é tão vulnerável a terremotos?

Everest

Publicidade

A Reuters informou que uma unidade montada do exército indiano disse que ao menos 18 pessoas morreram quando uma avalanche desencadeada pelo terremoto atingiu o acampamento-base de montanhistas no Everest, mais alta montanha do mundo. 

Segundo a agência de notícias, mais de 1.000 montanhistas estavam reunidos no local se preparando para o início da temporada de escalada. A estimativa é de que cerca de 300 mil turistas estrangeiros estejam no Nepal para a temporada de alpinismo.

Brasileiros

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil afirmou que a embaixada do país em Kathmandu encontrou brasileirosque não sofreram ferimentos e estão recebendo assistência.

— Não há, até o momento, informação sobre a presença de brasileiros entre os mortos.

O vice-cônsul percorreu hotéis da região em busca de informações. Os demais funcionários tentam entrar em contato com grupos de cidadãos que vivem no país. 

A embaixada continuará a monitorar a situação e a acompanhar a evolução dos acontecimentos no Nepal. Em nota, o governo brasileiro também lamentou e se solidarizou com as famílias das vítimas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.