Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Todos os dias 5.000 sírios fogem da guerra em direção aos países vizinhos

Número de refugiados registrados já chega a 787 mil

Internacional|

Número de refugiados registrados aumentou 25% apenas em janeiro
Número de refugiados registrados aumentou 25% apenas em janeiro Número de refugiados registrados aumentou 25% apenas em janeiro

A cada dia cerca de 5.000 pessoas fogem da guerra na Síria rumo a algum dos países vizinhos, onde foram registrados 787 mil refugiados sírios, divulgou nesta sexta-feira (8) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

"Em janeiro observamos um enorme aumento. Falamos de um aumento de 25% no número de refugiados registrados em um único mês", declarou à imprensa o porta-voz do organismo, Adrian Edwards.

Sobre a capacidade do Acnur para atender a entrada em massa de sírios nos países fronteiriços, o porta-voz reconheceu que o procedimento de registro de refugiados "toma tempo", sem precisar se requer até "dois ou três meses", como afirmou na véspera a organização Médicos Sem Fronteiras, que apesar do conflito armado opera dentro da Síria.

Confira o especial R7 na Síria

Publicidade

Treinados por rebeldes, meninos de 14 anos viram "máquinas de matar" na guerra da Síria

Como o número de refugiados não para de crescer, o Acnur estabeleceu "novos centros de registro para enfrentar o aumento substancial da população [refugiada]", confirmou Edwards.

Publicidade

— Há um ano eram centenas de refugiados em um único dia e agora são milhares, mas obviamente devemos aumentar a capacidade para isso.

Irã diz que Israel se arrependerá de ter atacado a Síria

Publicidade

O organismo humanitário da ONU está sob forte pressão por conta da continuação do conflito na Síria e da chegada em massa de civis aos países vizinhos, onde oferece ajuda vital com abrigo e alimentos.

O Líbano passou a ser o país com o maior número de refugiados sírios ao superar os 260 mil, seguido pela Jordânia, com 242 mil, Turquia, com 177 mil pessoas, e Iraque, com 84 mil, segundo números atualizados hoje.

Inclusive no Egito, que não possui fronteiras com a Síria, a ONU estima que podem ter chegado 150 mil sírios que abandonaram seu país por conta da guerra civil entre as forças governamentais e os grupos armados de oposição. No entanto, o Acnur só tem a 15 mil sírios registrados oficialmente nesse país com o status de refugiados.

O porta-voz garantiu que independentemente de o refugiado estar registrado ou não, o organismo oferece assistência se solicitado.

Por outro lado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicou que o abastecimento de água foi reduzido para um terço nas áreas afetadas pelo conflito, onde uma pessoa tem acesso a 25 litros por dia, em comparação com os 75 litros de dois anos atrás.

Por essa razão, o organismo começou uma operação para levar um milhão de litros de cloro para purificar a água destinada a 10 milhões de pessoas — metade da população síria — durante três meses.

A ONU calcula que dos 4 milhões de pessoas que necessitam de ajuda humanitária na Síria, metade são crianças. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.