Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Traficante colombiano preso em Roraima é transferido para SP

Ele era procurado havia 20 anos e é suspeito de 250 mortes, entre eles, juízes e parlamentares 

Internacional|Do R7, com Fala Brasil

O traficante de drogas Marcos de Jesús Figueroa Garcia, conhecido como Marquitos Figueroa, chegou ao aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São paulo, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e foi levado para a sede da Polícia Federal, onde vai ficar esperando. Ele divide a cela com outros dois estrangeiros que também aguardam extradição. Ele foi preso na casa onde morava há pelo menos três meses em Boa Vista, Roraima. Ele estava com dois seguranças e um sobrinho e não resistiu à prisão. 

Após ser preso no Brasil, traficante procurado pela Interpol aguarda extradição:

Marquitos era o traficante de drogas mais procurado da Colômbia. Ele agia havia pelo menos 25 anos e chefeiava um dos maiores grupos criminosos do país, onde é acusado de envolvimento com ao menos 250 assassinatos, entre eles, de políticos e juízes colombianos. 

O traficante atuava no norte da Colômbia, uma região economicamente forte por causa do turismo. Marquitos contrabandeava gasolina da Venezuela e usava o combustível como solvente na produção de cocaína. A droga era exportada para a Venezuela, Caribe e Brasil. 

Publicidade

Ligações grampeadas de oito mulheres levou a captura de traficante colombiano

Colômbia confirma que traficante procurado pela Interpol foi preso em Roraima

Publicidade

A Polícia Federal investiga se Marquitos também cometeu crimes no Brasil. A suspeita é de lavagem de dinheiro e falsificação de documentos, como explica o diretor de Investigação e Combate ao Crimes Organizado da PF, Oslain Campos Santana. 

— Não descartamos a hipótese dele ter investido através de laranjas, sempre escondendo patrimônio e a investigação vai apurar isso daí.

Publicidade
Traficante Marquitos Figueroa, preso em Roraima, chega ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Traficante Marquitos Figueroa, preso em Roraima, chega ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo Traficante Marquitos Figueroa, preso em Roraima, chega ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

A polícia colombiana acredita que a quadrilha de Marquitos pode estar envolvida também com as Farc, grupo revolucionário da Colômbia. O processo de extradição pode demorar até dois meses, conforma explica o representante da polícia colombiana, Narcizo Martinez Cubillos.

— Seguramente já está se levantando todos os trâmites porque a nossa necessidade é que realmente ele pague todos os delitos que cometeu na Colômbia, rapidamente.

Colombiano preso no Brasil é investigado por mais de 100 mortes na Colômbia

Na sede da Polícia Federal, ele divide a cela com outros dois estrangeiros, que também aguardam pela extradição. O traficante passou 20 anos sendo procurado. Ele chegou a ser preso, mas fugiu da cadeia explodindo o muro do presídio. Marquitos tinha mandados de prisão por homocídio, contrabando, tráfico de armas e drogas e possui mais de cem investigações em curso. Este ano, a polícia colombiana ofereceu 250 mil mil dólares pela captura dele.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.