Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trem de carvão da Vale atacado em Moçambique

O movimento rebelde local ameaçou, no ano passado, atacar instalações importantes do país

Internacional|

Um trem de carvão do grupo de mineração brasileiro Vale foi atacado na terça-feira (1º) em Moçambique e o condutor ficou ferido, anunciou nesta quarta-feira (2) o governo, que atribuiu a ação ao movimento rebelde Renamo.

"O Renamo atacou um trem que transportava carvão e atirou na perna do condutor", disse o vice-ministro do Interior, José Mandra, à rádio Moçambique.

O ataque aconteceu na terça-feira às 21h (16h de Brasília) na província de Sofala (região central do país), em um trecho da via que liga a mina de Moatize ao porto de Beira, segundo o vice-ministro.

Oposição anuncia fim de tratado de paz em Moçambique

Publicidade

Passeata por paz e segurança reúne milhares em Moçambique

O movimento rebelde, que também é a principal força de oposição no país, negou responsabilidade no ataque na linha ferroviária, conhecida como Sena, estratégica para as empresas de mineração.

Publicidade

"Desde que o conflito começou, Renamo nunca atacou a via Sena. Por que faríamos isso hoje, quando chegamos a um acordo?", questionou Antonio Muchunga, porta-voz do grupo.

O movimento ameaçou no ano passado executar ataques contra instalações importantes, incluindo esta linha ferroviária, por onde circula o carvão a partir da província de Tete, na região nordeste, até o porto de Beira.

Publicidade

O ataque aconteceu na terça-feira à noite em uma área entre as cidades de Muanza e Dondo, na província de Sofala, centro do país.

O governo e o Renamo estão em processo de negociação e pareciam próximos de um acordo de trégua.

Brasil já tem planos de contingência após ataques em Moçambique

Oposição de Moçambique ameaça exportação de carvão feito por mineradora brasileira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.