Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal da ONU para Camboja indicia mais dois ex-membros do Khmer Vermelho

Internacional|

Por Prak Chan Thul

PHNOM PENH (Reuters) - Um tribunal de guerra apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Camboja indiciou dois ex-membros do Khmer Vermelho por crimes contra a humanidade, nesta terça-feira, por seu suposto papel nas mortes de estimadas 1,8 milhão de pessoas durante o regime nos anos 1970.

As acusações foram feitas contra Im Chaem, monja budista na casa dos 60 anos suspeita de comandar um campo de trabalhos forçados, e Meas Muth, ex-chefe da Marinha de cerca de 80 anos que supostamente enviou detidos para um centro de tortura onde pelo menos 14 mil pessoas morreram.

Nenhum dos suspeitos ainda foi preso.

Publicidade

O anúncio marcou um raro sinal de progresso na corte, assolada por disputas internas, interferência política, renúncias e carência de financiamento desde que foi criada quase uma década atrás para levar à Justiça “os mais responsáveis” pelas mortes de um quinto da população entre 1975 e 1979.

Até agora o tribunal só condenou três réus por crimes contra a humanidade, dois dos quais –o “Irmão Número Dois” Nuon Chea e o ex-presidente Khieu Samphan– continuam sendo julgados em um caso separado. Um réu morreu antes de se obter um veredicto e outro foi declarado incapaz de ser submetido a julgamento por ter Alzheimer.

Publicidade

As acusações mais recentes cobrem brechas em leis e convenções cambojanas e internacionais, e incluem assassinato, extermínio, escravidão e perseguição política e étnica, assim como “outros atos desumanos”.

Muitos remanescentes do Khmer Vermelho estão integrados à sociedade e alguns ocupam cargos no governo, que vem sendo acusado de tentar deter os avanços do tribunal para proteger figuras proeminentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.