Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal da Suécia mantém mandado de prisão contra fundador do Wikileaks

Julian Assange é buscado por conta das alegações de que cometeu abuso sexual em 2010

Internacional|

Hacker enfureceu o governo dos Estados Unidos ao publicar centenas de milhares de mensagens diplomáticas secretas do país
Hacker enfureceu o governo dos Estados Unidos ao publicar centenas de milhares de mensagens diplomáticas secretas do país Hacker enfureceu o governo dos Estados Unidos ao publicar centenas de milhares de mensagens diplomáticas secretas do país

Um tribunal Suécia manteve nesta quarta-feira (25) o mandado de prisão emitido para o fundador do site Wikileaks, Julian Assange, dizendo que sua permanência na embaixada do Equador em Londres não equivale a uma detenção.

Assange, de 44 anos, é buscado pelas autoridades suecas para ser interrogado por conta das alegações, que ele nega, de que cometeu abuso sexual em 2010 no país.

O hacker, que enfureceu o governo dos Estados Unidos ao publicar centenas de milhares de mensagens diplomáticas secretas dos EUA, está abrigado na embaixada equatoriana desde junho de 2012 para evitar a investigação de estupro na Suécia.

Ele disse temer uma extradição aos EUA, onde está em curso um inquérito criminal sobre as atividades do Wikileaks.

Publicidade

Assange deixará embaixada do Equador e aceita prisão se perder caso na ONU, diz Wikileaks

Correa afirma que deu asilo a Assange para garantir direitos e processo justos

Publicidade

"A corte distrital considera que ainda há causa provável para uma suspeita contra Julian Assange por estupro, por um incidente menos grave e que ainda existe o risco de que ele irá partir ou de alguma maneira evitar um processou ou uma punição", disse o tribunal em um comunicado.

No ano passado, a Suprema Corte sueca rejeitou uma apelação anterior de Assange na qual ele pediu a revogação da ordem de detenção.

Publicidade

Após um comunicado de um comitê da ONU (Organização das Nações Unidas) segundo o qual sua estadia na embaixada equivale a uma detenção arbitrária, em fevereiro os advogados de Assange voltaram a pedir à Corte Distrital de Estocolmo para anular o mandado de prisão.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.