Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tropas curdas tomam poços de petróleo no norte do Iraque 

Desde o início de agosto, aviões americanos lançam ataques sobre posições extremistas na região 

Internacional|

Em sua fuga, os jihadistas incendiaram três jazidas de petróleo em Ain Zala e minaram instalações oficiais com explosivos
Em sua fuga, os jihadistas incendiaram três jazidas de petróleo em Ain Zala e minaram instalações oficiais com explosivos Em sua fuga, os jihadistas incendiaram três jazidas de petróleo em Ain Zala e minaram instalações oficiais com explosivos

As tropas curdas ou "peshmergas" entraram neste sábado (30) na estratégica cidade de Zemar, no norte do Iraque, e tomaram o controle dos poços de petróleo da vizinha zona de Ain Zala, informou à Agência EFE um porta-voz curdo.

O radical Estado Islâmico se retirou de Zemar após duros enfrentamentos que duraram mais de três dias e as tropas curdas conseguiram entrar na cidade pelo noroeste, afirmou o porta-voz do Ministério dos "Peshmergas", o general Helgurd Hilkmet.

Ataque suicida mata pelo menos 11 pessoas no Iraque

Além disso, o general acrescentou que os curdos já controlam os poços de petróleo de Ain Zala, a cinco quilômetros ao norte de Zemar, cidade por sua vez localizada a 35 quilômetros ao noroeste da cidade de Mossul, ainda em mãos dos jihadistas.

Publicidade

Hilkmet disse que houve baixas entre os combatentes do EI, apesar de não dar detalhes sobre os falecidos entre as forças curdas. Forças especiais iraquianas e tropas curdas conseguiram ontem (29) cercar Zemar com o apoio de aviões de combate americanos, que desde no último dia 8 estão lançando ataques seletivos sobre posições extremistas.

Leia mais notícias de Internacional 

Publicidade

Em sua fuga, os jihadistas incendiaram três jazidas de petróleo em Ain Zala e minaram com explosivos instalações oficiais e caminhos que conduzem para Zemar, por isso que tiveram que ser desativados por artífices. Zemar, que depende administrativamente de Mossul, capital da província de Ninawa, é uma das zonas em disputa entre o governo central de Bagdá e a região autônoma do Curdistão iraquiano.

As tropas curdas eram responsáveis pela segurança nessa cidade, mas se retiraram após um ataque lançado há cerca de três semanas pelo EI, que capturou a população, as jazidas de petróleo e o oleoduto que transfere petróleo a portos turcos. O Iraque é palco de um conflito armado com tinturas sectárias desde junho, quando insurgentes sunitas liderados por esse grupo jihadista iniciaram uma ofensiva na metade norte do país. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.