Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump diz que ameaçou não defender aliados da Otan em caso de ataque russo

Ex-presidente dos Estados Unidos afirmou que buscava maior investimento dos outros países para a aliança militar

Internacional|

Donald Trump foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021
Donald Trump foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021 Donald Trump foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021

Donald Trump disse na última quinta-feira (22) que, quando era presidente dos Estados Unidos, ameaçou não defender os aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em caso de ataque da Rússia, a menos que fizessem uma contribuição financeira maior para a aliança atlântica.

O ex-presidente republicano (2017-2021) teria feito ameaça em uma cúpula da aliança, sugerindo que o tratado da Otan não seria respeitado porque "todos estavam inadimplentes. Não pagaram".

Embora a cláusula do Artigo 5 da Otan exija que os membros defendam qualquer um de seus membros que estejam sob ataque militar, Trump disse que não se sente obrigado por causa das diferenças de opinião entre os membros.

"Eles me perguntaram, um dos presidentes: 'isso significa que você não vai nos proteger caso não paguemos, você não vai nos proteger da Rússia?'. Eu disse: 'é exatamente isso que isso significa'", disse Trump, acrescentando que a mídia não transmitiu intencionalmente sua ameaça na época.

Publicidade

Tanto durante sua campanha eleitoral de 2016 quanto na Casa Branca, Trump frequentemente atacou publicamente a aliança militar transatlântica, o coração geopolítico do Ocidente desde a Segunda Guerra Mundial, que ele descreveu como um grupo de países que vivem da generosidade dos Estados Unidos.

Trump, que muitas vezes se descreve como um grande negociador, disse rindo à Heritage Foundation que estava blefando para obter concessões de aliados, de acordo com comentários divulgados pela mídia conservadora RSBN.

Publicidade

Leia também

Segundo o ex-presidente, sua ameaça surtiu efeito porque "o dinheiro começou a entrar" dos demais membros da Otan.

Trump foi frequentemente acusado de ser respeitoso com o presidente russo, Vladimir Putin, cuja invasão da Ucrânia — não pertencente à Otan — em 24 de fevereiro provocou uma resposta maciça de Washington e dos aliados europeus com ajuda militar a esse ataque e uma bateria de sanções econômicas contra Moscou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.