Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump diz que EUA vão classificar cartéis mexicanos como terroristas

México vai pedir negociação com alto escalão com autoridades do Departamento de Estado norte-americano para tratar da designação legal

Internacional|

EUA vão classificar cartéis como terroristas
EUA vão classificar cartéis como terroristas EUA vão classificar cartéis como terroristas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai considerar cartéis mexicanos de drogas como grupos terroristas por seu papel no tráfico de narcóticos e de pessoas, o que levou o México a pedir rapidamente por negociações.

"Ele serão designados... Tenho trabalhado nisso nos últimos 90 dias. Sabe, designação não é tão fácil, você tem de passar por um processo, e todos estamos nesse processo", disse Trump em entrevista para o ex-apresentador da Fox News Bill O'Reilly, exibida na terça-feira (26).

Pouco depois, o Ministério das Relações Exteriores do México emitiu um comunicado, no qual informava que buscaria rapidamente um encontro de alto escalão com autoridades do Departamento de Estado norte-americano para tratar da designação legal, assim como o fluxo de armas e dinheiro ao crime organizado.

Leia também

"O ministro das Relações Exteriores vai estabelecer contato com sua contraparte, Michael R. Pompeo, para discutir esta questão tão importante na agenda bilateral", disse o ministério.

Publicidade

Uma vez que um grupo específico é classificado como organização terrorista, é ilegal pela lei dos EUA que cidadãos norte-americanos ofereçam apoio consciente, e os membros da célula não podem entrar no país, correndo risco de deportação.

Instituições financeiras com conhecimento de que têm fundos relacionados a esses grupos devem bloquear o dinheiro e alertar ao Tesouro dos EUA.

Publicidade

Em reação aos comentários de Trump, o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, tuitou que seu país nunca irá tolerar qualquer movimento que viole sua soberania nacional.

"Seremos firmes", acrescentou Ebrard.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.