Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump lidera corrida presidencial republicana nos EUA com 25%, mostra Reuters/Ipsos

Internacional|

Por James Oliphant

WASHINGTON (Reuters) - O bilionário Donald Trump assumiu a liderança na corrida para a candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2016 com apoio de 25 por cento dos eleitores, mostrou uma pesquisa da Reuters/Ipsos, o que representa uma vantagem de dois dígitos sobre seu rival mais próximo, Jeb Bush.

A pesquisa mostra Jeb Bush, ex-governador da Flórida, com 12 por cento.

É um salto enorme para Trump, que anunciou sua pré-candidatura à eleição de novembro de 2016 há seis semanas, apesar das críticas que políticos rivais fizeram contra ele pelas observações feitas neste mês menosprezando o serviço militar do senador John McCain, candidato do partido em 2008.

Publicidade

A pesquisa de cinco dias mostrou Trump com 24,9 por cento na terça-feira, contra 15 por cento na sexta-feira.

Trump, um magnata de 69 anos do setor imobiliário e estrela de reality show, parece ter sua participação garantida no debate da semana que vem da Fox News, que usará as pesquisas nacionais para determinar quais serão os 10 participantes entre os 17 pré-candidatos republicanos.

Publicidade

Em um confronto com a pré-candidata favorita do Partido Democrata, Hillary Clinton, e Jeb Bush, Trump empataria com Jeb com 23 por cento entre os prováveis ​​eleitores, e Hillary venceria as eleições com 37 por cento dos votos.

Cerca de 15 por cento dos entrevistados disseram que estavam indecisos ou que não votariam.

Publicidade

A pesquisa foi feita com 425 republicanos e tem um intervalo de credibilidade de 5,5 pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa sobre a disputa entre três candidatos, feita ao mesmo tempo, ouviu 1.280 norte-americanos e tem intervalo de credibilidade de 3,1 pontos percentuais.

(Reportagem de James Oliphant)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.