Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tufão causa chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento no Japão

Fenômeno provocou a interrupção no fornecimento de energia em milhares de residências e o cancelamento de 100 voos

Internacional|

Tufão Minduelle foi classificado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão (JMA)
Tufão Minduelle foi classificado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão (JMA) Tufão Minduelle foi classificado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão (JMA)

O tufão Mindulle provocou nesta sexta-feira (1º) chuvas torrenciais e fortes rajadas de ventos durante passagem pela costa do Japão e provocou interrupção no fornecimento de energia em milhares de residências e o cancelamento de 100 voos.

Este é o 16º tufão da temporada do Pacífico, que foi classificado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão (JMA), se aproximou hoje do leste do arquipélago nipônico e atingiu, com mais intensidade, as ilhas de Izu, ao sul de Tóquio, e a prefeitura de Chiba, ao leste da capital.

A previsão dos especialistas é que, ao longo desta sexta-feira, o tufão provoque chuvas acumuladas de até 120 milímetros em Izu e na região de Kanto, onde Tóquio está situada, além de rajadas de vento superiores aos 100 km/h.

As condições extremas deixaram sem fornecimento de energia cerca de 1,6 mil casas em Izu, outras 6,2 mil em Chiba, além de mais de mil na região vizinha de Ibaraki, de acordo com dados obtidos pela emissora estatal de televisão "NHK".

Publicidade

Ao todo, foram cancelados mais de 120 domésticos com pousos ou decolagens previstas para o aeroporto de Haneda, em Tóquio. Houve impacto também nos serviços ferroviários que ligam Chiba e Ibaraki, com atrasos e suspensões em linhas de trens, de acordo com as operadoras.

Leia também: O que explica a nuvem de poeira que atingiu SP e MG no domingo?

Publicidade

Além disso, a JMA fez alerta para os riscos de deslocamento de terra, transbordamento de rios e fortes ondas, que já estão chegando a 11 metros em alguns pontos da costa do Japão.

As autoridades locais informaram que, até o momento, não foram registrados danos materiais significativos, nem qualquer vítima em decorrência das chuvas e ventos.

A população recebeu recomendação para que se mantenha em estado de atenção, já que o tufão seguirá avançando pela costa leste do Japão, em direção ao nordeste, durante o sábado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.