Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Twitter faz checagem de publicação de Trump pela primeira vez 

Notificação estimula os leitores a 'revisarem os fatos' comentados pelo presidente, que especulou sobre fraude nas eleições dos EUA

Internacional|

Twitter incentiva que usuários chequem informações de Trump
Twitter incentiva que usuários chequem informações de Trump Twitter incentiva que usuários chequem informações de Trump

O Twitter incentivou, nesta terça-feira (26), usuários a checarem os fatos em publicações feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertando que suas afirmações sobre votos por correspondências eram falsas e haviam sido desmascaradas por checagens de fatos.

A notificação em forma de ponto de exclamação estimula os leitores a "revisarem os fatos sobre votos por correspondência" e os dirige a uma página com artigos noticiosos e informações sobre as afirmações reunidas por equipes do Twitter.

"Trump faz uma afirmação infundada de que votos por correspondência levarão à fraude eleitoral", diz uma das manchetes, seguida por uma seção com o título "O que você precisa saber" corrigindo três afirmações enganosas ou falsas contidas nos tuítes do presidente norte-americano.

Trump tuitou sobre 'eleição fraudulenta'

Trump afirmou no Twitter mais cedo que os votos por correspondência seriam "substancialmente fraudulentos" e resultariam em uma "eleição manipulada". Ele também escolheu apontar para o governador da Califórnia sobre o assunto, embora o Estado não seja o único que aceita votos por correspondência.

Continua após a publicidade

Leia também

Essa foi a primeira vez que o Twitter aplicou um rótulo de checagem de fatos em um tuíte feito por Trump, em uma extensão de sua nova política de "informações enganosas" incluída neste mês para combater a desinformação sobre o coronavírus.

A empresa havia dito na época que depois estenderia sua política sobre informações contestadas ou enganosas sobre a Covid-19 para outros assuntos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.