Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia diz que mais de 12 mil militares russos morreram no país

Rússia teria perdido também 389 tanques, 1.249 veículos blindados de infantaria, 77 aviões de combate e 90 helicópteros

Internacional|

Letra Z ficou marcada como símbolo das tropas russas na Ucrânia
Letra Z ficou marcada como símbolo das tropas russas na Ucrânia Letra Z ficou marcada como símbolo das tropas russas na Ucrânia

Mais de 12 mil militares russos foram mortos desde o início da invasão da Ucrânia, disse nesta segunda-feira (14) o primeiro-ministro do país, Denys Shmyhal, em um pronunciamento por vídeo à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Ainda de acordo com ele, as tropas russas perderam 389 tanques, 1.249 veículos blindados de infantaria, 77 aviões de combate e 90 helicópteros.

Shmyhal pronunciou-se no lugar do presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, que discursaria na ocasião, mas não pôde fazê-lo, antes de uma sessão que hoje discute o conflito e amanhã debaterá e votará uma proposta sobre as medidas que o Conselho deveria tomar contra a Rússia por causa da invasão.

O órgão suspendeu a participação russa por enquanto, e o projeto de resolução pode incluir a expulsão do país como uma das possibilidades.

Publicidade

Shmyhal optou claramente pela solução mais drástica, exigindo "a expulsão da Rússia do Conselho da Europa".

O primeiro-ministro ucraniano agradeceu aos países do Leste Europeu pelo apoio e solidariedade que demonstraram ao acolher mais de 2,5 milhões de refugiados que saíram de seu país.

Publicidade

Shmyhal destacou que a invasão representa uma "violação de todos os direitos e liberdades fundamentais" da Ucrânia e seu povo pela Rússia, e denunciou a morte de 90 crianças no bombardeio das cidades, assim como a destruição de escolas e hospitais.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ucrania-diz-que-mais-de-12-mil-militares-russos-morreram-no-pais-28062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.