Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia estende medida que obriga os homens a permanecer no país e lei marcial até 23 de agosto

Determinações foram impostas há quase três meses, quando a invasão russa da Ucrânia começou

Internacional|Do R7, com AFP

Soldado ucraniano é visto em cima de um tanque, na região de Donetsk
Soldado ucraniano é visto em cima de um tanque, na região de Donetsk Soldado ucraniano é visto em cima de um tanque, na região de Donetsk

Em meio à invasão russa, o Parlamento ucraniano aprovou neste domingo (22) a prorrogação da lei marcial e da mobilização geral até 23 de agosto. 

As medidas foram sancionadas em 24 de fevereiro, quando a invasão do país começou. Os dois textos já haviam sido prorrogados, em duas ocasiões, pelo período de um mês.

A lei marcial é uma norma que um governo implanta para substituir todas as leis e autoridades civis por leis militares. Essas, por sua vez, passam a ser definidas por autoridades militarizadas. A lei marcial é implantada pelo Exército em resposta aos cenários de extremo conflito e a crises civis e políticas. Ou em situações de perigo e catástrofes que desestabilizam o governo. Ela ainda pode ser acionada em casos especiais, que os militares consideram “situações de caos”.

Junto com a lei marcial, a Ucrânia proibiu os homens de 18 a 60 anos de deixar o país. A medida permanecerá válida enquanto a lei marcial estiver em vigor.

Leia também

Quase três meses depois do início de sua ofensiva, a Rússia continuava bombardeando o leste da Ucrânia neste domingo (22). Após o fracasso de sua tentativa de conquistar Kiev, as tropas russas concentram seus ataques, desde março, no leste ucraniano.

Idosos usam celeiro como abrigo em meio ao conflito na Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.