Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Último tripulante do navio do Greenpeace é libertado sob fiança na Rússia

Todos os 30 ativistas que deixaram prisão ficarão em um hotel até o fim das investigações

Internacional|

Fotógrafo registra imagem de julgamento de Russel, transmitido por uma TV dentro do tribunal
Fotógrafo registra imagem de julgamento de Russel, transmitido por uma TV dentro do tribunal Fotógrafo registra imagem de julgamento de Russel, transmitido por uma TV dentro do tribunal

O último tripulante do navio quebra-gelo do Greenpeace detido na Rússia em um protesto contra a exploração do Ártico, o australiano Colin Russell, deverá deixar a prisão em breve após ter recebido liberdade sob fiança nesta quinta-feira (28).

"Não tenho nada que dizer. Sou um bom homem. Peço que me concedam a liberdade sob pagamento de fiança", disse Russell durante a audiência realizada no Tribunal Municipal de São Petersburgo.

Russell, o técnico de comunicações da embarcação aprisionada pela guarda costeira russa no mar de Bárents em meados de setembro, era o único dos 30 tripulantes que o tribunal de São Petersburgo tinha prolongado a prisão preventiva por outros três meses.

No entanto, hoje o tribunal aceitou o recurso interposto pelo Greenpeace e ordenou a libertação de Russell com o pagamento de 2 milhões de rublos (cerca de US$ 60 mil).

Publicidade

O Greenpeace assegurou que pagará hoje mesmo a fiança estipulada, de modo que o ativista deverá deixar a prisão somente amanhã.

Qualquer um pensaria em se matar, diz brasileira solta na Rússia

Publicidade

Ilhas e cidades podem sumir do mapa com o aumento dos mares. Descubra

Brasil é o 15º maior poluidor de gás carbônico do mundo. Veja lista

Publicidade

Russell, assim como os outros ativistas da organização ambientalista, ficará hospedado em um hotel da antiga capital imperial russa até a conclusão da investigação.

"Finalmente, os 28 membros da tripulação e os dois jornalistas independentes foram libertados, mas isto não é o final. Eles protestavam contra a destruidora extração de petróleo no Ártico", assegurou Ben Ayliffe, diretor do Greenpeace Internacional.

O ativista assegurou que o Greenpeace "não celebrará a vitória até que cessem essa perseguição judicial aos ativistas e estes possam retornar para suas casas com suas famílias".

Os tripulantes do navio quebra-gelo "Arctic Sunrise" tinham sido transferidos no último dia 12 de novembro para São Petersburgo desde o porto de Murmansk, onde permaneceram durante um mês e meio após serem detidos no dia 19 de setembro.

"Os 30 do Ártico", como são chamados pelo Greenpeace, foram acusados de vandalismo por tentar se encarapitar na plataforma petrolífera flutuante Prirazlomnaya da Gazprom.

O presidente russo, Vladimir Putin, criticou os métodos utilizados pelos tripulantes do "Arctic Sunrise", aos que acusou de pôr em perigo a tripulação da plataforma petrolífera, embora tenha qualificado seus objetivos como "nobres".

Os tripulantes do navio "Arctic Sunrise", além da brasileira Ana Paula Maciel, procedem da Rússia, EUA, Argentina, Reino Unido, Canadá, Itália, Ucrânia, Nova Zelândia, Holanda, Dinamarca, Austrália, República Tcheca, Polônia, Turquia, Finlândia, Suécia e França.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.