Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia diz que Rússia destrói 'de propósito' patrimônio cultural ucraniano

Segundo representante do bloco Josep Borrell, os monumentos da Ucrânia são 'uma parte importante da herança europeia'

Internacional|

Voluntários ucranianos cobrem esculturas com sacos de areia para evitar danos
Voluntários ucranianos cobrem esculturas com sacos de areia para evitar danos Voluntários ucranianos cobrem esculturas com sacos de areia para evitar danos

O alto representante de Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, advertiu nesta segunda-feira (18) que a Rússia está destruindo o patrimônio cultural da Ucrânia "de propósito" durante a invasão do país, que começou no dia 24 de fevereiro.

"Objetos do patrimônio cultural são destruídos de propósito na guerra da Rússia contra a Ucrânia", escreveu Borrell em seu perfil oficial no Twitter, no qual acrescentou que a cultura ucraniana "é uma parte importante da herança europeia".

Por todas essas razões, assegurou que a União Europeia “apoia artistas, profissionais da cultura e organizações culturais afetadas pela guerra”.

Borrell fez menção em sua mensagem à campanha comunitária #ArtVsWar (Arte x Guerra, em tradução livre), cujo objetivo é aumentar a conscientização sobre o nível de destruição do patrimônio cultural, objetos de arte e a suspensão da vida e das iniciativas culturais devido ao conflito bélico.

Publicidade

Por sua parte, o Sear (Serviço Europeu de Ação Externa) declarou que na Ucrânia "a cultura está presente hoje graças a um povo corajoso, capaz de combater as ameaças contínuas de sua destruição".

Desde o início da guerra, Kiev optou por cobrir seus principais monumentos com sacos de areia para tentar evitar que sejam danificados por bombardeios ou fogo russo.

Mais cedo nesta segunda-feira, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, informou à população de seu país que a Rússia "começou a grande batalha pelo Donbass", em referência à esperada grande ofensiva do Exército russo para controlar todo o leste do território ucraniano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.