Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia entra em acordo para o primeiro pacote de sanções contra a Rússia

Medidas afetam um total de 27 instituições e pessoas, entre elas autoridades que tomaram decisões durante escalada das tensões

Internacional|

Bloco econômico deve aprovar o pacote de sanções nos próximos dias
Bloco econômico deve aprovar o pacote de sanções nos próximos dias Bloco econômico deve aprovar o pacote de sanções nos próximos dias

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia entraram em acordo nesta terça-feira (22), de maneira unânime, sobre um primeiro pacote de sanções contra a Rússia, após o anúncio do reconhecimento dos territórios separatistas de Donetsk e Lugansk.

O anúncio foi feito pelo chefe da diplomacia da França, Jean-Yves Le Drian, que concedeu entrevista ao lado do espanhol Josep Borrell, alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

As sanções, que deverão ser aprovadas de maneira formal pela União Europeia, afetam um total de 27 instituições e pessoas, entre elas autoridades que tomaram decisões que tiveram um papel importante no ataque à soberania da Ucrânia, explicou Borrell.

Além disso, será limitado o acesso financeiro da Rússia "a nossos mercados financeiros e de capitais", sobretudo para evitar que possa financiar sua dívida nos mercados europeus.

Publicidade

As sanções "afetarão a Rússia, e a afetarão muito", garantiu o representante da União Europeia, que garantiu estar respondendo rapidamente aos acontecimentos. Apesar de tudo, Borrell garantiu que o bloco continuará os esforços diplomáticos para evitar "uma nova erupção da guerra no coração da Europa".

O diplomata espanhol, contudo, admitiu que o risco de um conflito de grande escala "é real, e temos que preveni-lo".

Antes da reunião, Borrell e os ministros de Alemanha, França e Itália participaram de uma sessão por videoconferência, entre os titulares das pastas das Relações Exteriores do G7, encontro que teve como objetivo alinhar a resposta do grupo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.