Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia nega 'via rápida' para adesão da Ucrânia ao bloco

Governo de Kiev deseja entrada expressa do país como ação em resposta à invasão russa, que já entra na terceira semana

Internacional|

Bandeiras ucranianas foram estendidas em frente ao Parlamento Europeu
Bandeiras ucranianas foram estendidas em frente ao Parlamento Europeu Bandeiras ucranianas foram estendidas em frente ao Parlamento Europeu

Líderes europeus descartaram nesta quinta-feira (10) o pedido da Ucrânia de aderir à União Europeia por meio de um procedimento expresso para responder à invasão russa do país, alegando que tal alternativa "não existe".

"Não há via rápida. Isso não existe", disse o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, ao chegar ao Palácio de Versalhes, onde uma cúpula do bloco está marcada para reafirmar o apoio à Ucrânia.

Em consonância com essa declaração, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, disse que "não podemos dar aos ucranianos a impressão de que tudo pode acontecer em um dia".

Chegando para a cúpula da União Europeia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que os líderes do bloco discutirão a situação na Ucrânia como "um membro de nossa família europeia".

Publicidade

"Queremos uma Ucrânia livre e democrática, com a qual compartilhamos um destino comum", disse a alta funcionária alemã.

O pedido da Ucrânia de adesão "acelerada" à União Europeia expôs divisões claras dentro do bloco. O governo ucraniano apresentou formalmente um pedido de adesão, mas geralmente esse processo leva vários anos.

Publicidade

Leia também

Atualmente, Albânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Turquia são formalmente reconhecidos como países candidatos. No caso da Turquia, as negociações se arrastam há mais de duas décadas, mesmo que estejam virtualmente paralisadas desde 2016.

O último país a aderir à União Europeia foi a Croácia, em 2013, após as negociações, iniciadas em 2005, terem durado oito anos, até que os últimos capítulos tenham sido finalmente concluídos, em 2011.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.