Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uribe é investigado por suborno, mas não vai renunciar ao Senado

Inimigos políticos acusaram Uribe de renunciar ao Senado para que seu caso possa ser investigado em instâncias comuns, e não na Suprema Corte

Internacional|

Uribe é acusado de ter relações com paramilitares
Uribe é acusado de ter relações com paramilitares Uribe é acusado de ter relações com paramilitares

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, acusado de interferir com testemunhas e de suborno, pediu ao Senado nesta quarta-feira (1) que ignore sua carta de renúncia para que seu caso permaneça na Suprema Corte.

Uribe, que comandou o país entre 2002 e 2010 e montou uma ofensiva militar contra guerrilhas marxistas, disse na segunda-feira (30) que renunciaria à sua cadeira no Senado para se concentrar em sua defesa depois que a Suprema Corte o intimou a depor.

Uribe, de 66 anos, é mentor do presidente eleito Iván Duque, que venceu a eleição de 17 de junho como candidato de seu partido de direita, Centro Democrático.

O ex-presidente é investigado pelo tribunal devido a alegações de que fez acusações falsas e interferiu com testemunhas em um caso que ele mesmo iniciou fazendo acusações semelhantes contra o senador de esquerda Iván Cepeda.

Publicidade

Inimigos políticos acusaram Uribe de renunciar ao Senado para que seu caso possa ser investigado em instâncias comuns, e não na Suprema Corte, que ele afirma tratá-lo com preconceito.

"Pedi ao senador Ernesto Macías, presidente do Congresso, para retirar, sem considerá-la, minha carta de renúncia. Por motivos de honra, nunca passou pela minha cabeça que a Suprema Corte não ouvirá o caso para o qual estão me intimando a depor", tuitou Uribe.

Publicidade

Seus advogados não responderam de imediato a um pedido de comentário.

Em 2012, Uribe acusou Cepeda de orquestrar um complô para ligá-lo falsamente a grupos paramilitares de direita durante visitas a ex-combatentes na prisão.

Publicidade

Mas em fevereiro a Suprema Corte, encarregada de investigar questões criminais envolvendo parlamentares, disse que Cepeda reuniu informações de ex-paramilitares durante seu trabalho como senador e que não os remunerou ou pressionou. Ao invés disso, afirmou, é Uribe quem está em falta.

Se condenado, Uribe pode ir para a prisão.

Ele continua sendo uma figura polarizadora na política colombiana, já que seu partido tentou impedir um acordo de paz com rebeldes marxistas. Ele e sua família vêm sendo acusados há tempos pela oposição de terem envolvimento com paramilitares, mas investigações anteriores renderam poucos frutos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.