Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usina de Chernobyl volta a ficar sem energia elétrica

Autoridades ucranianas haviam anunciado neste domingo (13) o restabelecimento da eletricidade na planta nuclear

Internacional|

Usina nuclear de Chernobyl ficou conhecida após desastre nuclear na década de 1980
Usina nuclear de Chernobyl ficou conhecida após desastre nuclear na década de 1980 Usina nuclear de Chernobyl ficou conhecida após desastre nuclear na década de 1980

Nesta segunda-feira (14), a Ucrânia acusou o Exército russo de ter cortado mais uma vez a eletricidade na central nuclear de Chernobyl, localizada ao norte de Kiev e cenário do pior desastre nuclear do mundo, que se deu em 1986. Hoje a planta está sob controle russo. 

As autoridades ucranianas afirmaram, neste domingo (13), que haviam restabelecido o fornecimento de energia elétrica da central, que ainda precisa de energia para garantir a segurança dos elementos combustíveis armazenados.

"Mas, antes do restabelecimento completo da energia, as forças de ocupação danificaram a linha que alimenta a central nuclear de Chernobyl", anunciou o operador ucraniano das instalações, o grupo Ukrenergo, no Facebook.

O grupo afirma que seus técnicos repararam uma linha de alta-tensão que abastecia Chernobyl e a cidade de Slavutitch. Mas essa linha voltou a sofrer danos, e mais funcionários terão que retornar ao local para novos reparos.

Publicidade

"Um abastecimento de energia elétrica estável evitará a repetição da catástrofe de Chernobyl", afirmou o grupo Ukrenergo. 

A explosão do reator número 4 da central de Chernobyl, em 1986, foi o pior desastre nuclear civil da história. O local está coberto por um sarcófago duplo, um construído pelos soviéticos, atualmente danificado, e outro, mais moderno, inaugurado em 2019.

Publicidade

Os outros três reatores da usina foram desligados gradualmente após a catástrofe; o último, em 2000.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/usina-de-chernobyl-volta-a-ficar-sem-energia-eletrica-27062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.