Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Vamos defender a democracia no mundo', diz a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss

Durante a fala, a escolhida do Partido Conservador chamou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia de 'conflito de Putin'

Internacional|Do R7

A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss
A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss

Nesta terça-feira (6), a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, fez um discurso em Downing Street após ter assumido o cargo na Escócia. Ela saiu em defesa da democracia e chamou a guerra na Ucrânia de "conflito de Putin".

Truss iniciou sua fala agradecendo ao antecessor, Boris Johnson, pelo Brexit e pelo desempenho dele durante a pandemia de Covid-19 no país.

Em um discurso direcionado aos britânicos, informou que trabalhará para melhorar a economia e fazer o país superar a crise energética, que sofre reflexos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

A nova primeira-ministra também afirmou que contará com a ajuda dos países aliados para defender a democracia no mundo.

Publicidade

"Junto com nossos aliados, vamos defender a liberdade e a democracia no mundo", disse Liz Truss em Downing Street. Ela declarou também que não é possível ter segurança interna se não houver segurança fora do país.

Mais cedo, a rainha Elizabeth 2ª nomeou oficialmente Truss na residência escocesa da família real, em Balmoral. O ex-primeiro-ministro Boris Johnson também foi recebido no local e apresentou oficialmente sua renúncia. Essa foi a primeira vez que a monarca não realizou o encontro com a pessoa escolhida pelo Parlamento no Palácio de Buckingham, em Londres.

Publicidade

Liz Truzz, a terceira mulher a comandar o Reino Unido

A então ministra das Relações Exteriores confirmou seu favoritismo ao ganhar a eleição interna do Partido Conservador na última segunda-feira (5). Ela conseguiu 57% dos votos e derrotou o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak.

Truss se tornou a terceira mulher a comandar o governo britânico, após Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019). Ela representa a ala mais à direita do partido e prometeu reduzir os impostos para estimular uma economia à beira da recessão.

Reino Unido: Boris Johnson faz último discurso como premiê

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.