Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vaticano irá investigar cardeal francês acusado de abuso de menor

Jean-Pierre Ricard admitiu em carta que teve conduta 'reprovável' com uma menina de 14 anos há mais de três décadas

Internacional|

Cardeal francês durante encontro no Vaticano
Cardeal francês durante encontro no Vaticano Cardeal francês durante encontro no Vaticano

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (11) a abertura de uma investigação sobre o cardeal francês Jean-Pierre Ricard, que confessou em uma carta ter mantido uma conduta "reprovável" com uma menina de 14 anos há 35 anos.

"Com base nos elementos que surgiram [...] depois da declaração do cardeal Jean-Pierre Ricard e com o objetivo de concluir a análise do ocorrido, decidiu-se pela abertura de uma investigatioprevia [investigação prévia]" sobre o ex-arcebispo de Bordeaux, de 78 anos, informou o diretor do escritório de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Na terça-feira (8), a Justiça francesa abriu uma investigação preliminar para verificar os elementos dessa "revelação", assinalou o Ministério Público de Marselha, que, no entanto, detalhou não ter apresentado nenhuma denúncia relacionada com o religioso até este momento.

O caso do cardeal Ricard, que se aposentou em 2019, provocou um novo terremoto na Igreja Católica francesa, um ano depois da publicação de um relatório que estimava que aproximadamente 216 mil menores haviam sido vítimas de abusos por religiosos católicos na França entre 1950 e 2020.

Publicidade

Em uma carta lida na segunda-feira (7) pelo presidente da Conferência Episcopal francesa, Éric de Moulins-Beaufort, o ex-arcebispo de Bordeaux confessou que se comportou "de forma reprovável com uma menina de 14 anos" há 35 anos, quando era pároco em Marselha.

"Meu comportamento causou, necessariamente, consequências graves e duradouras nessa pessoa", escreveu o clérigo, que anunciou estar à disposição da Justiça, tanto a civil como a canônica, e que pedia "perdão" à vítima.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.