Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veterano Essebsi vence primeira eleição presidencial livre na Tunísia

Internacional|

Por Patrick Markey e Tarek Amara

TÚNIS (Reuters) - O político veterano tunisiano Beji Caid Essebsi venceu as primeiras eleições presidenciais livres da Tunísia, no último passo da transição para a democracia depois de um levante que derrubou o autocrata Zine El-Abidine Ben Ali em 2011.

Essebsi bateu o rival Moncef Marzouki com 55,68 por cento dos votos contra 44,32 por cento no segundo turno no último domingo, de acordo com os resultados publicados nesta segunda-feira pelas autoridades eleitorais do país.

Um ex-funcionário do governo de Ben Ali, Essebsi se declarou um tecnocrata. Seu partido secular Nidaa Tounes --Chamado à Tunísia-- se beneficiou de insatisfações contra o governo islâmico que governou o país após a revolta, culpado por muitos pelos distúrbios após 2011.

Publicidade

"Eu serei presidente para todos os tunisianos", disse Essebsi em um breve comentário na TV estatal.

Nos arredores da sede do Nidaa Tounes na capital, Túnis, centenas de partidários celebravam, balançando a bandeira nacional da Tunísia, vermelha e branca, cantando e fazendo soar as buzinas de seus automóveis.

Publicidade

"Ele é o homem certo para o momento certo", disse o especialista em finanças governamentais Sana Ben Said no comício de Essebsi.

Em um breve discurso na televisão, Marzouki aceitou a derrota, apesar de ter citado suspeitas de irregularidades nas eleições, as quais ele disse que não irá contestar.

Publicidade

Momentos após o anúncio dos resultados, manifestantes incendiaram o escritório do partido Nidaa Tounes em Tataouine, no sul da Tunísia. Distúrbios também foram registrados em outra cidade no sul do país, Hamma, com a polícia disparando gás lacrimogêneo para dispersar centenas de jovens que queimavam pneus para protestar contra o retorno ao governo do ex-aliado de Ben Ali.

Ambos os candidatos pediram calma.

Os críticos de Essebsi, um ex-parlamentar de 88 anos do governo de Ben Ali, veem seu retorno como um retrocesso após o levante de 2011 que tirou do poder um veterano e colocou o país norte-africano no caminho para a democracia, com uma nova Constituição e eleições livres para o Parlamento e para a Presidência.

O levante tunisiano também inspirou as revoltas da chamada Primavera Árabe no Norte da África e no Oriente Médio.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, parabenizaram Essebsi pela sua vitória na Tunísia na conclusão das primeiras eleições presidenciais do país sob a nova Constituição, de acordo com notas oficiais.

"A Tunísia providencia um exemplo brilhante para a região e para o mundo sobre o que pode ser alcançado com dedicação à democracia, consenso e um processo político includente", afirmou Kerry.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.