Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vulcão em risco de erupção em ilha do Caribe tira quase 16 mil de casas

La Soufriere, em São Vicente e Granadinas, não expele lavas desde 1979; maior erupção ocorreu em 1902 e matou mais de mil pessoas

Internacional|Do R7, com AFP e EFE

Vulcão localizado nas ilhas caribenha São Vicente e Granadinas corre risco de erupção
Vulcão localizado nas ilhas caribenha São Vicente e Granadinas corre risco de erupção Vulcão localizado nas ilhas caribenha São Vicente e Granadinas corre risco de erupção

As autoridades da ilha caribenha de San Vicente emitiram ordem de evacuação a cerca de 15% da população devido à ameaça de uma erupção vulcânica. Vários navios de cruzeiro foram enviados para o local para abrigar milhares de pessoas forçadas a fugir das próprias casas.

Esta é a maior das ilhas que compõem São Vicente e Granadinas. Cerca de 16 mil pessoas vivem nas zonas sob risco de serem atingidas.

O primeiro-ministro do país, Ralph Gonsalves, disse que a ilha estava em alerta vermelho após uma mudança na atividade vulcânica na cratera La Soufriere e disse aos moradores de áreas ao norte para buscar lugares seguros imediatamente.

"Emiti uma ordem de evacuação para todos os residentes que vivem nas ZONAS VERMELHAS no nordeste e noroeste da ilha", escreveu em um tuíte na quinta-feira (8).

Publicidade

A ordem veio depois que cientistas, que monitoram o vulcão, alertaram as autoridades que tinham detectado magma se movendo em direção à sua superfície.

A Organização Nacional de Gerenciamento de Emergências da ilha disse que havia uma "perspectiva substancial de desastre".

Publicidade

O vulcão estava soltando vapor na noite de quinta-feira, de acordo com imagens do Centro de Pesquisa Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais, que monitora a atividade vulcânica no leste do Caribe.

As empresas Royal Caribbean International e Celebrity Cruises disseram, em um comunicado, que enviarão dois navios para ajudar nos esforços de evacuação.

Publicidade

Gonsalves explicou que outros dois navios da Carnival também estavam a caminho.

O vulcão La Soufriére não entra em erupção desde 1979 e sua maior erupção ocorreu há mais de um século, em 1902, quando mais de mil pessoas morreram.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.