Você está em: Página Inicial / Notícias

Notícias

Fonte: - A + A


Publicado em: 01/09/2011 :: atualizado em: 01/09/2011 às 20:29

Por que você acha que Justiça demora tanto para sentenciar os casos no Brasil?

Jornal da Record mostra hoje a quarta reportagem da série Esquecidos da Justiça

Nesta quinta-feira (1º) vocè vai assistir à quarta reportagem da série especial desta semana, Esquecidos da Justiça.

A série fala sobre casos de pessoas que têm documentação com erros, e esperam anos para a retificação, entre outras histórias.

Reveja os episódios clicando, aqui.

Por isso, o JR quer a sua opinião: por que você acha que Justiça demora tanto para sentenciar os casos no Brasil?

Deixe sua opinião abaixo!


(39)

Comente esta matéria

Digite o texto   
Gerar outra imagem   
captcha

  1. Paulo Manfredini disse:

    Na verdade tudo no Brasil é demorado, Aeroportos, contruções de rodovias, metrôs, tirar documentos, atendimento médico, construção de estádios enfim pra se fazer uma licitação de qualquer obra demora-se meses e até ano. Agora com a JUSTIÇA, é um absurdo morre pai, filho e o neto não consegue receber ou ter o final do processo. 20 anos é pouco para qualquer processo se finalizado. Falta vontade politica para contratar magistrados, melhorar as condiçoes de trabalho dos juizes, agilizar os processos através da informatização. Se quizer dá para agilizar tudo é só parar de roubar e trabalhar em prol da população. Um abraço a todos.

  2. Marco Antonio Módolo disse:

    Caros amigos, começa com as leis retrógradas, atrasadas e defasadas...Um judiciario abbrraotado de processos em grande parte de futilidades que poderiam ser resolvidas de outra forma além de subterfúgios que a lei permite favorecendo em muito aqueles que cometem crime...Os Magistrados estão sobrecarregados, funcionários do judiciario idem, falta informatização, agilidade melhores condiçõe de trabalho para os juizes e funcionários além do que nossos MAGISTRADOS TRABALHAM SOBRE FORTE AMEAÇA, além de que não se muda as leis no país, pois como disse no plenário da Câmara o advogado da Deputada que n~~ao foi cassada ..." se fizer algo vão abrir precdentes contra vcs mesmo", ou seja mais da metades dos parlamentares brasileiros respondem processos de alguma forma, se mexerem nas leis pagam preço alto...por outro lado dizem que é cultura do povo deste país permanecer calado, omisso, fechado dentro de casa....Os valores estão todo invertidos, pois o honesto tendo que provar que é honesto...

  3. Zenaide Alves disse:

    A Justiça Federal no RJ é a pior Justiça em termos de demora para sentenciar, em relação à Justiça Estadual. Os Juizados Especiais (seja na Estadual ou Federal) que foram criados para serem céleres tb estão demasiadamente lentos. As causas são várias: 1) falta de estrutura como poucos serventuários para trabalhar no processamento dos processos; equipamentos que não acompanham a realidade atual como computadores, programas e equipamentos obsoloetos; poucos juízes para julgar um número muito grande de processos; muitos juízes não ficam nos cartórios para ler os processos e sentenciar porque acumulam mais de uma vara; há juízes que estão mais tempo lecionando, em congressos, em palestras, enfim, e o cartório fica a cargos dos secretários, escrivães e serventuários que despacham no lugar do juiz; alguns despachos não decidem o andamento do processo para preparar para a sentença; há uma extrema burocracia que emperram os processos; há o caso de pessoas que ajuizam ações absurdas que entravam o judiciário. Há outro aspecto que deve ser seriamente discutido que é o valor das custas processuais, da taxa judiciária e dos tributos que encarecem muito as ações, dificultando o acesso ao judiciário pelo cidadão. As custas processuais no RJ são encarecidas com 5 % para a Mútua dos Magistrados. 5% para a Associação do Ministério Público; 5% para a Defensoria Pública, 5% para a OAB e 5% para o IAB. Cada entidade dessas deveriam se auto sustentar e não serem sustentadas pelo cidadão que requerer a apreciação do seu direito pelo Judiciário. Isso é o cúmulo! Se os Juízes ficassem mais tempo nos cartórios, ou seja, cumprissem a jornada de qualquer trabalhador nomal, dentro das varas, lendo os processos, sentenciando, os processos terminariam mais rápido.

  4. antonio stark disse:

    nossa justiça nao serve para ajudar as pessoas de bem as pessoas que realmente precisa no pais de hoje quem pode pode quem nao pode se vira com que tem e isso que eu penso

  5. Isaura Gonçalves Garcia disse:

    Infelizmente nosso país tem falta de seriedade, transparência e sobretudo justiça em tudo que é feito.O sistema prisional esta falido, não consegue socializar o educando a contento,e este mesmo saindo de la , muito pior que quando entrou. Creio que se nosso pais tivesse seriedade, teríamos a pena de prisão perpétua, com isto milhões de brasileiros iriam preferir qualquer serviço, do que a vida marginalizada,.A pena dura suscita reflexão até daqueles que julgamos sem condições para tal.
    Desta forma os comandantes do mundo marginal, não conseguiriam formar um exercito tão grande , como o que temos hoje,enfim o que nos fala é seriedade e justiça de verdade.

  6. José disse:

    Porque na maioria dos casos, " É O POBRE MOVENDO AÇÕES CONTRA OS RICOS !!!!!"

  7. Mah Jaico disse:

    Porque não existe interesse do Executivo e nem do Legislativo em mudar e melhorar o nosso código Civil Criminal, haja vista que se isso acontecer, mais de 80% do congresso nacional e demais políticos serão processados e condenados por fazerem parte da ma escória da sociedade civil e política brasileira.

  8. Iara Alice Raymundo disse:

    Eu não acho, eu sei, pois trabalho no TJSP.
    Na maior parte das vezes é a falta de funcionários. O sistema "informatizado" do TJ é fraco.
    Existem advogados que sequer deixam o processo andar juntando seguidamente muitas petições antes mesmo de ser apreciado o último pedido, como tem aqueles que mesmo intimados não se manifestam nos autos no prazo de cinco dias como determina o CPC. Nesse caso, os autos voltam para a conclusão que geralmente somos nós que despachamos para poder intimar a parte interessada para se manifestar nos autos.
    E o mais grave: não existem juízes suficientes. Em Comarcas pequenas o Juiz tem que responder por muitas Varas: naquela que é titular e nas outras, como Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Anexos da Fazenda, nesses últimos, centenas de processos são distribuídos diariamente.
    Como fazer com que processos andem rapidamente com tanta falha?
    Nós, escreventes, em 80% dos casos fazemos parte do serviço para o Juiz, senão os autos ficam paralizados.
    Já pensou colocar um processo para conclusão para o Juiz determinar que a parte se manifeste em termos de proseguimento?
    Isso sem contar com o desânimo dos funcionários que muitas vezes são tachados de "vagabundos" quando deflagra uma greve, como a que fizemos em 2010 durante 127 dias e nenhum meio de comunicação mencionou. Até à Brasília fomos para fazer com que o CNJ investigasse como é gasta a verba destinada ao TJ.
    Por essas e outras é que a Justiça é lenta.

  9. Margê disse:

    Aqui no Ceará não é diferente. Tenho processos na jusriça há anos e não há muito interesse dos funcionários do forum e dos advogados em fazer justiça. Apenas há interesse em receber dinheiro dos clientes, com muito pouca exceção, além de muita incompetência pelo caminho... e corrupção!
    E aqui, corrupção e má-vontade tem de sobra!

  10. Milton disse:

    1- cultura antiga predominante de funcionario publico, que so se interessa em seu salario e na estabilidade no cargo, consequentemente não tem compromisso as suas atribuições.
    2- falta de profissionais da area para atender a demanda.
    3-interpretação da legislação de formas diferentes, o que permite recursos,recursos,recursos..o que toma o tempo que poderia ser utilizado em outro processo.

  11. flavio disse:

    a resposta é muito simples.
    ESTAMOS NO BRASIL!!!!!!!

  12. marcelo disse:

    Nossas leis sao lentas e falhas porque os responsaveis por faze-las nao querem ser julgados por elas e assim a fazem com falhas e lentas.

  13. Margê disse:

    Irresponsabilidade, falta de caráter, falta de vergonha, falta de vontade, desrespeito, pouco caso, egoísmo, arrogância, devaneio, bizzarisse, impunidade, inexperiência, ineficiência, ingerência, se fazer inútil, se fazer de desinformado, descontrole, desorientação, falta de planejamento, falta de ordem, falta de organização, falta de amor, excesso de rancor, falta de Deus

  14. Marlene Chagas disse:

    Falta de respeito com o cidadão. O que parece e que reclamante e o errado e o executor do erro fica impune pela propria justiça. Falta de DEUS.A nossa mensagem resulta no que?

  15. Samuel Pereira disse:

    Devido as leis processuais, que permitem muitos recursos; a imunidade parlamentar que não pune os politicos e quando perdem o mandato o caso começa na justiça comum e nunca mais acaba e poucos juízes para julgar muitos processos.

  16. trajano disse:

    ...acho que é porque alguém esta ganhando com isso,afinal quantos recursos são impetrados ;então, quanto mais recurso mais dinheiro,afinal para alguns é só isso que vale e não a culpa ou inocência da pessoa.
    Ta na hora de mudar o código penal,condenando também quem defende esses bandidos que estão soltos por ai as custas de recursos.

  17. waldir batista de oliveira disse:

    No brasil se demora tanto para sair uma sentença é
    por que a demora só é para quem tem dinheiro. Se o
    réu é pobre,rapidinho é julgado e condenado,isso quando não passa quase uma vida inteira na cadeia
    sem ser julgado. Se é rico ou político não tem julgamento,e,se julgado sempre se é absolvido.
    Já viu político ladrão devolver o dinheiro roubado?

  18. Claudio Scarense disse:

    Por que só tem bandidos em todas as autarquias gabinetes e foruns no Brazil.
    Veriadores,prefeitos,deputados,senadores,juizes e até presidentes da república corruptos e ladrões.
    O povo brasileiro parece gado indo no corredor do matadouro.

  19. cristiane m wagner disse:

    tudo nessse pais demora mesmo; porque os politicos ;não pensam no povo só em seus bolsos olha os exemplos de descaso nesse pais, isso é uma vergonha o atraso nas obras da copa, imagina se não terminarem as obras isso será uma vergonha para o povo o brasil ficara queimado la fora essa frase diz isso tudo::"O fim do mundo foi cancelado no Brasil por que o país não tem estrutura para receber um evento desse porte."

  20. Valberto disse:

    Porque a justiça brasileira leva em consideração os interesses de quem detém o poder financeiro, politico, quem deve não tem interesse em acelerar a decisão e quem mais deve? Não são os que detém o poder? Outro fato é a nossa legislação, deixa um grande numero de recursos, exatamente para quem tem recursos. outro fato é de que nem os juízes e nem os funcionários do judiciário tem interesse no trabalho, olha o período de férias dos mesmos, recessos e etc. Sempre digo, justiça é para quem deve e não para quem tem em haver algo, menos JUSTIÇA.

  21. André Luiz Duarte Dias disse:

    Eu acho que é por causa da incompetência da própria justiça, pra se ter uma ideia , tenho uma causa de 20 salários mínimos na justiça de Santa Catarina que está a onze (11) anos sem solução, esta causa esta em liquidação desde 2003 e como a Ré é uma empresa grande acabo desconfiando dos caminhos que a justiça toma para ser eficaz. Reclamei em todas as instâncias, fui ao CNJ e o corregedor do tribunal de justiça de santa catarina tem o topete de me dizer que o tempo de onze anos esta dentro do normal. Já que é pra avacalhar eu resolvi fazer um blog chamado JUSTIÇA INCOMPETENTE - justicaincompetente.blogspot.com - onde detalho essa minha luta pra que a justiça saia da inércia e seja eficaz com quem tem grana e bons advogados também. A propósito a empresa Ré na ação é a Mudanças e Transportes Confiança!!! agora se querem mesmo saber mais dá uma passadinha lá e deixe um comentário!!!!

  22. André Luiz Duarte Dias disse:

    Eu acho que é por causa da incompetência da própria justiça, pra se ter uma ideia , tenho uma causa de 20 salários mínimos na justiça de Santa Catarina que está a onze (11) anos sem solução, esta causa esta em liquidação desde 2003 e como a Ré é uma empresa grande acabo desconfiando dos caminhos que a justiça toma para ser eficaz. Reclamei em todas as instâncias, fui ao CNJ e o corregedor do tribunal de justiça de santa catarina tem o topete de me dizer que o tempo de onze anos esta dentro do normal. Já que é pra avacalhar eu resolvi fazer um blog chamado JUSTIÇA INCOMPETENTE onde detalho essa minha luta pra que a justiça saia da inércia e seja eficaz com quem tem grana e bons advogados também. A propósito a empresa Ré na ação é a Mudanças e Transportes Confiança!!! agora se querem mesmo saber mais dá uma passadinha lá e deixe um comentário!!!!

  23. Samuel Pereira disse:

    A culpa não é só da justiça mas principalmente dos politicos que elaboram as leis favoráveis aos ricos e em caso de conflitos o STF vai sempre decidir a favor dos governantes até mesmo porque são indicados por eles. A constituição é igual a biblia cada um interpreta de uma forma.

  24. jorge bento viana disse:

    A Justiça Brasileira demora para sentenciar os casos porque, desde sempre, foi e é elaborada apenas para punir, rapidamente, aos pobres, aos desprovidos de recursos financeiros para fazer valer os seus direitos. Basta que se compare o que acontece com quem, no desespero, rouba um pacote de macarrão, para se alimentar, e o que acontece com quem rouba alguns milhões de reais dos recursos públicos. O primeiro certamente vai para a cadeia, já o segundo... todos bem sabemos, acaba em pizza, não acontece nada.

  25. Santi disse:

    Sem advogado não há justiça, podia se ver este slogan nos carros a algum tempo então podemos concluir que a demora e a burocracia tem uma finalidade bastante direcionada "Dinheiro" tudo isto
    é para os donos da justiça ganhar mais dinheiro.
    A OAB quer participar da administração do país e a consertar tudo, só não vejo eles tentar consertar a propria casa, dependo do Legislativo falta vontade politica não é !! Muitas desculpas ou Hipocrizia o que sera. A sumula vinculante poderia ser usada para se fazer uma reforma no rito de processo penal/civil e outros e todo o processo da justiça no país, mas o STF só se movimenta se for provocado, lembram do berço explendido este é o espirito do serviço publico, as pessoas tem que começar a incomodar para acordar o estado Brasileiro, vá buscar respostas e assim a gente nos faremos algo por nós e talvez até aos outros.

  26. GIOVANNI VALENTE disse:

    Morosidade e ineficiência... Estes termos, que são marcas indeléveis em todas as descrições do exercício da jurisdição estatal, infelizmente, também são aplicáveis a MINAS GERAIS.
    Cumpre destacar que um dos grandes responsáveis pelo volume absurdo de processos, um dos grandes responsáveis pela morosidade, é o próprio Estado. O TJMG NÃO CONSEGUE CUMPRIR A META DO CNJ, QUE SOLICITA O JULGAMENTO DE PELO MENOS 40% DO PROCESSOS AO ANO, JULGA SÓ 24%. FEZ CONCURSO EM 2009 E ATÉ HOJE NÃO NOMEOU NEM 5% DOS APROVADOS.
    A necessidade de criação de cargos é urgente, considerando a elevada carga de serviço, que quadruplicou nos últimos anos, sem que tenha havido aumento do quadro de pessoal e tem provocado quadros de adoecimento, atingindo a um enorme número de Servidores. Tal situação agrava a morosidade na tramitação dos processos, o que, conseqüentemente, gera insatisfação em usuários ( FONTE-SERJUMIG).
    EM VEZ DE CHAMAREM OS APROVADOS NO CONCURSO CONTRATAM OS MESMOS A TÍTULO PRECÁRIO QUE, ILEGALMENTE, TÊM SEUS CONTRATOS PROLONGADOS POR PRAZOS QUE SUPERAM ATÉ MAIS DE UMA DÉCADA. OS CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DESTES SERVIDORES "PRECÁRIOS" NEM SEMPRE SÃO OS MAIS TRANSPARENTES, NEM TAMPOUCO OS MAIS BENÉFICOS AO INTERESSE PÚBLICO.

  27. joel disse:

    Porque Nossa Lei e Surda, Cega e Mal Interpretada

  28. miguel disse:

    DESCASO COM A POPULAÇÃO
    FALTA DE VONTADE, ESTRUTURA E SERIEDADE
    POLITICA.
    POLITICOS QUANDO SE ELEGEM NÃO TEM O CONHECIMENTO QUE O LUGAR QUE ESTÃO OCUPANDO PERTECEM AO POVO E QUE ESTÃO NO CARGO PARA TRABALHAREM PARA ISTO FORAM ELEITOS UM ABRAÇO A TODOS.

  29. Paschoal disse:

    O judiaciario esta corrupto, iqual ao nossos governantes e o povo ficando a mingua., só com uma revolução vai resolver esse terrorismo que o governo faz.

  30. aguiar disse:

    batemos na mesma tecla por muitos anos e vamos continuar batendo,resumindo,hà conflito de interesses,e quando isso não acabar,vamos vivendo nesse mundo,de corruptos e corruptores,falam tanto de drogas,mas estamos vivendo em meio a uma guerra quimica,porem sem misséis,falam de ressarcimento por parte do estado mas hà interesse do estado,crimes praticados e pagamentos de fianças absurdas,para deixar os presidios menos cheios é brincar com nossa inteligência,vai chegar o ponto de ficar-mos como os tres macaquinhos, cego,surdo e mudo,assistimos as noticias para ficarmos a par do que esta acontecendo ao nosso redor,mas se observar como esta os telhados das casas com parabólicas verão, que muitos não estão ligando mais para noticias,o que é uma pena,resumindo vamos passar dessa para melhor e aguardar a próxima geração,e o que podemos deixar para eles

  31. Izabel Souza disse:

    Eu gostaria muito de saber o que realmente esta acontecendo no nosso pais.Pois tem nove anos que entrei com uma execução de pensão alimentícia e até hoje não obtive exito algum.E enquanto isso o meu e milhares de processa esta caminhando ao leu.

  32. FATIMA disse:

    A justiça é como qualquer bandido sádico. Tem arma apontada e engatilhada p nossas cabeças. Não matam, torturam. A qualificação é exigida p exercerem os cargos. São pagos! São caros! Pagos com as taxas arrancadas dos couros de quem se arrasta mendigando salário p ter um quinho de pão. No entanto, no exercício das funções estão sempre responsabilizando o 'vizinho'. Assim, sentam-se em suas cadeiras comodas como um trono, estiram suas pernas e relaxam. Gozam do prazer de verem as pessoas suplicando justiça, enquanto desfilam em tapetes vermelhos, e em risos acenam aos 'desgraçados'.

  33. Gilnei Sasntos Gil disse:

    Brasil é um país de alguns , o povo engole tudo calmamente sem reclamar todos esses absurdos , se isso ou a metade disso fosse na vizinha Argentina , o povo tinha feito muito barulho!! o nosso país é otimo , mas o povo é acomodado, tudo que se diz respeito governo para o povo é problema para o governo, é lento muito lento, mas quando eles {os catrefas do poder tem que aumentar salários , isso é rapido , tenho vergonha de ser brasileiro , e penso o que vou deixar aos meus filhos como exemplo de vida , pagar imposto e ficar quieto !!

  34. jorge luís disse:

    eu acho que a jusiça demora por que , os juíze não dão conta de tantos processos !!! e pela corpção que ajuda também na demora e muitas vezes ma remuneração de pessoas culpadas!!!

  35. marcio j detes disse:

    a justiça é demorada para que não tem dinheiro,pois os politicos,e as pessoas que regem a justiça visa os familiares deles . exemplo:um filho de um desenbargador ou de um juis comete uma infração grave, logo escondem o fato . se fosse pobre fica repercutindo na midia horas e horas. ele so e lenta guando não tem interese ou valor financeiro favoraveis para os competentes.

  36. RENAN ALVES SANTOS disse:

    POR HAVER DESCASO NA JUSTIÇA ,O CODIGO PENAL MUITO ARCAICO E FALTA DE ESTRUTURA NO JUDICIARIO

  37. Izabel Souza disse:

    Gostaria muito de saber pois tem nove anos que entrei com uma execução de pensão alimentícia e até o momento não obtive exito,só fica aguardando providencia da escrivania, como isentiva nossas crianças para um futuro melhor ,que futuro e esse onde a JUSTIÇA não funciona.

  38. Euzi de Carvalho disse:

    Estou muito desacreditada na nossa justiça, essa história que a justiça é cega mais não falha eu não acredito, pois na minha opinião ela deveria alem de enxergar ser justa e ligeira. Minha mãe há 5 anos sofre por esperar que a justiça seja feita. Numa sexta feira dia 04.08.2006 estava esperando a condução S20 da viação Pegaso para mais um final de semana de folga, estava como todos esperando o ônibus para encontrar sua família, infelizmente não teve a mesma sorte de conseguir entrar no ônibus que fechou a porta jogando ela em baixo da roda e passando por cima, a mesma foi conduzida pelos bombeiros para o hospital Miguel couto e sofreu amputação e da perna direita após muita luta e pagar com recursos próprios conseguimos comprar uma perna para minha mãe pois até o INSS que ela teria direito de receber veio com redução pois que encosta por invalidez recebe muito menos que deveria, engraçado né? A pessoa fica invalida deveria ter mais apoio e talvez receber um valor justo para poder pagar seu tratamento. Nessas horas se não tem família como fica? Bom depois de ver tanta impunidade vejo que a única pessoa condenada foi minha mãe que espera há 5 anos por justiça, hoje com 70 anos e deficiente precisa de cuidados especiais e tem que contar com a boa vontade da justiça para que antes de chegar ao final de sua vida poder ter uma qualidade de vida digna. O motorista que a atropelou levou 1 ano para pedir desculpas, mais a empresa, nada fez, em toda audiência insiste em dizer que a culpa é da minha mãe.
    Bom deixo meu desabafo e espero poder ver isso mudado no mundo, não só no brasil. Que as pessoas possam ser justas.
    Sem mais,
    Euzi de Carvalho

  39. karla fabiani disse:

    sem dúvida, não abrem muitos concursos, então falta juizes, promotores... O tanto de processos que existe no brasil, não tem funcionários do governo para lidar com tanto... Se houvesse sempre multirões para sentenciar, acabaria com boa parte do processo...