Série JR: Previdência - O Futuro em Jogo

Do R7

Série do Jornal da Record aborda a Reforma da Previdência
Série do Jornal da Record aborda a Reforma da Previdência Reprodução/Record TV

Série JR: adiar reforma da Previdência pode aumentar crise brasileira

As contas da Previdência não fecham e adiar a reforma, mais uma vez, pode agravar a crise econômica no Brasil. E a Previdência é como uma balança em que de um lado estão os trabalhadores na ativa e do outro estão os aposentados e pensionistas. Então, os trabalhadores contribuem para manter em dia as aposentadorias de quem já trabalhou.

Série JR: o que é preciso mudar na Previdência para garantir a aposentadoria do brasileiro

O Brasil está mais velho. Isso significa que mais pessoas alcançaram a idade para se aposentar. A Previdência Social, por exemplo, vai ter que se adequar aos novos tempos. Caso contrário, não haverá recursos suficientes para garantir a aposentadoria de quem contribui hoje. Segundo o IBGE, em 1980, o brasileiro vivia, em média, pouco mais de 62 anos. Em 2017, já vive quase 76 anos.

Série JR: reforma da Previdência quer acabar com as distorções das aposentadorias

Direitos iguais para todos. Esse é um dos princípios básicos da reforma da Previdência. Atualmente, um servidor público aposentado chega a ganhar sete vezes mais que um aposentado da iniciativa privada, e com uma vantagem: pode se aposentar mais cedo.

Série JR: reforma da Previdência tira países europeus da crise

O rombo da Previdência só aumenta e especialistas apontam que, no máximo em cinco anos, será impossível para o governo pagar as aposentadorias para 37 milhões de brasileiros. A situação não é exclusiva do Brasil. Até países ricos tiveram que fazer a reforma da Previdência; enfrentaram resistência, mas, com coragem, corrigiram as falhas para garantir a aposentadoria do futuro.

Série JR: conheça os maiores devedores da Previdência no Brasil

Você vai conhecer os maiores devedores da Previdência: empresas públicas e privadas que acumulam uma dívida de quase R$ 500 trilhões.

  • Espalhe por aí:

Vídeos

Carregando

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log
Access log