Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Abrasel aciona Justiça novamente pedindo abertura dos bares em BH

Entidade pede que estabelecimentos funcionem nos dias em que comércio não esteja aberto; liminar anterior foi derrubada em apenas dois dias

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Bares e restaurantes estão fechados há 140 dias em BH
Bares e restaurantes estão fechados há 140 dias em BH Bares e restaurantes estão fechados há 140 dias em BH

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) entrou na Justiça novamente pedindo que os estabelecimentos do setor possam voltar a funcionar em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (6), assim como as lojas de roupas e salões de beleza.

De acordo com o presidente da entidade, Paulo Solmucci, essa ação tem algumas diferenças da anterior, que pedia a reabertura dos estabelecimentos em todos os dias da semana.

— A solicitação é para que os estabelecimentos possam funcionar nos dias em que o comércio não esteja aberto. Estamos confiantes que teremos sucesso na primeira e segunda instância.

Veja: BH pode fechar 70 pontos para reabrir bares com mesas na rua

Publicidade

Solmucci ressaltou que o pedido da entidade também leva em consideração a Ciência e os números da pandemia na capital. O presidente da Abrasel aprovou a decisão da Prefeitura de abrir o comércio não essencial em BH, mas afirmou que isso não é o suficiente.

— Obviamente nós estamos satisfeitos com a reabertura que foi anunciada, mas vamos lutar para que ela seja feita junto com os bares e restaurantes.

Publicidade

Abrasel na Justiça

No dia 20 de julho, a Abrasel conseguiu uma liminar permitindo a reabertura dos bares e restaurantes de BH. Mesmo com a decisão favorável, a entidade não recomendou que os estabelecimentos funcionassem antes da elaboração de um protocolo conjunto entre o setor e a Prefeitura.

Publicidade

Dois dias depois, o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) derrubou a liminar. Na decisão, o desembargador Gilson Lemes afirmou que “não é razoável a execução de uma decisão que possa colocar em risco a ordem e a saúde públicas estatais”.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.