Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alunos da UFMG relatam falhas em sistema no 1º dia de aulas remotas

Estudantes reclamaram de instabilidade na plataforma Moodle, usada para acessar conteúdo pela internet; atividades estavam suspensas desde março

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Aulas remotas voltaram após quatro meses
Aulas remotas voltaram após quatro meses Aulas remotas voltaram após quatro meses

Alunos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) enfrentam dificuldades para acessar o sistema online da instituição, nesta segunda-feira (3), primeiro dia do retorno remoto das aulas de graduação. As atividades estavam suspensas há quase quatro meses devido à pandemia de covid-19.

Diversos estudantes relataram em redes sociais o problema com a plataforma Moodle, usada para ter acesso a vídeoaulas e exercícios das disciplinas. Osmar Fraga, aluno do 4º período do curso de matemática, contou à reportagemque iniciou a tentativa de acessar o sistema às 10h, mas não havia tido sucesso até às 11h30.

— Até ontem à noite eu ainda conseguia acessar tranquilamente, o que permitiu acessar materiais já disponibilizados por alguns professores. Porém, não fiz isso com todas as disciplinas que me matriculei neste semestre. 

Procurada, a UFMG informou que a instabilidade foi provocada por um excesso de acessos simultâneos. A universidade destacou que a equipe de tecnologia trabalha para solucionar a falha e evitar novos transtornos.

Publicidade

Volta às aulas

A volta das aulas na graduação da UFMG foi anunciada pela universidade no mês passado. As atividades, que são remotas, já haviam sido retomadas na pós-graduação.

Publicidade

Na época, a reitora da instituição, a professora Sandra Goulart, destacou ao R7 que cada professor terá autonomia para decidir o modelo de aulas a ser seguido. Eles podem desenvolver conteúdos gravados ou fazer videoconferências com os universitários.

Segundo a reitora, as disciplinas práticas, que exigem atividades presenciais, vão ser aplicadas quando for possível voltar às salas fisicamente. Com a pausa realizada até o momento, o calendário acadêmico precisou ser alterado. Assim, as atividades de 2020 devem ser concluídas até março de 2021.

Publicidade

Veja o novo calendário da UFMG para o ano de 2020:

• 1º semestre

- Período de aulas: de três de agosto a sete de novembro

- Recesso: oito a 29 de novembro

• 2º semestre

- Período de aulas: 30 de novembro de 2020 a 31 de março de 2021

- Recesso de fim de ano: 20 de dezembro de 2020 a três de janeiro de 2021

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.