Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anestésico encontrado no sangue de fisiculturista morto em boate é usado em animais

Substância é utilizada como alucinógeno em festas; caso aconteceu em BH

Minas Gerais|Pablo Nascimento*, do R7 em Belo Horizonte

Família de jovem acusa seguranças de agressão
Família de jovem acusa seguranças de agressão Família de jovem acusa seguranças de agressão

Alucinações, sensação de estar flutuando e pesadelos. Esses são alguns dos efeitos do anestésico cetamina, encontrado em amostras de sangue do fisiculturista, de 25 anos, que morreu em uma boate de Belo Horizonte. A substância, que é de uso restrito hospitalar, está em uma lista de medicamentos não aconselháveis na medicina humana e vem sendo optada para uso em animais. Ainda assim, ela é usada como entorpecente em festas.

Allan Guimarães Pontelo morreu durante um evento, no dia dois de setembro e a causa ainda é investigada. A constatação do anestésico no organismo do jovem foi confirmada, nessa segunda-feira (2), pela Polícia Civil, que já descartou Pontelo tenha usado bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas. A família denuncia que ele foi espancado pelos seguranças da casa noturna. Ele apresentava ferimentos pelo corpo, mas a origem dos machucados não foi confirmada. Do outro lado, a gerência da boate alega que os funcionários abordaram o fisiculturista já que suspeitaram que ele estivesse vendendo drogas no local e que o jovem teria sofrido uma overdose, enquanto esperavam a chegada da polícia. Segundo os seguranças, na boate, foram encontrados 66 comprimidos de ecxtasy, duas porções de cocaína e uma seringa com agulha, que seriam do jovem.

Cetamina

Em entrevista ao Portal R7, a coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do (CRF-MG) do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Mariana Gonzaga, explicou que a substância encontrada pela perícia no organismo de Pontelo é um anestésico que vem sendo evitado nos centros cirúrgicos. Segundo a especialista, a cetemina causa efeitos colaterais indesejáveis na hora dos procedimentos, como fala desconexa do paciente, pesadelos e a dissociação do corpo, que é a sensação de flutuar.

Publicidade

Leia mais notícias no Portal R7

Além de ser utilizada como alucinógeno em festas no Brasil e em países como os Estados Unidos, a substância líquida também é usada como "boa noite Cinderala" para dopar vítimas de estupros e assaltos. O efeito da droga no organismo tem duração de dois a 17 minutos e pode aumentar a pressão arterial, batimentos cardíacos, pressão intracraniana e o fluxo sanguíneo para o cérebro. De acordo com a dra. Mariana, caso a pessoa que faça o uso da cetamina tenha problemas cardíacos e sanguíneos, é maior a probabilidade de ela sofrer um infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Publicidade

Mariana também faz parte do ISMP Brasil (Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos) que monta uma lista de remédios perigosos para o organismo humano se usados de forma inadequada. Os danos que a cetamina pode causar fizeram com que o medicamento fosse colocado na lista.

* Com supervisão de Flávia Martins y Miguel

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.