Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apelido de "baleia encalhada" faz mineira perder 163kg

Em três anos, a funcionária pública Ana Paula Costa saiu dos 213kg para 50kg

Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Ana Paula foi chamada de "baleia encalhada" durante férias em praia
Ana Paula foi chamada de "baleia encalhada" durante férias em praia Ana Paula foi chamada de "baleia encalhada" durante férias em praia
Depois de redução de estômago, ela começou uma dieta própria
Depois de redução de estômago, ela começou uma dieta própria Depois de redução de estômago, ela começou uma dieta própria

Uma mulher conseguiu realizar o sonho depois de sofrer humilhações por causa do peso. A funcionária pública de Belo Horizonte Ana Paula Costa perdeu 163kg em três anos.

A decisão veio quando durante uma viagem de férias em Guarapari, no Espírito Santo, em 2010. A funcionária pública, que na época pesava 213kg, estava na praia com amigas quando foi alvo de piadas de uma turma de garotos.

— Passou uma turminha de meninos e falou "olha a baleia encalhada". Eu não pensei que era para mim. Eles voltaram e falaram de novo.

Ana Paula, então, decidiu fazer uma cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estômago e influencia no apetite do paciente. No entanto, ao procurar por médicos, a mulher também acabou sendo ofendida por um profissional, por causa do peso.

Publicidade

— Ele falou comigo que eu estava feia, no senso do ridículo, horrorosa. Ele nunca tinha visto uma mulher tão nova, tão gorda.

Depois da cirurgia, os hábitos alimentares também foram substituídos. Ana Paula tentou procurar por um nutricionista, mas conta que era difícil encontrar vagas e achou melhor fazer a dieta sozinha. Ela come alimentos de baixa caloria, além de frutas, legumes e derivados de soja. Hoje, ela pesa cerca de 50kg.

Publicidade

A autonomia na hora de entrar em uma nova rotina alimentar pode ser perigosa, principalmente para pessoas que passaram por cirurgia de redução do estômago. Para o endocrinologista José Codo Dias, o acompanhamento de um especialista pode ser essencial para manter a saúde do paciente.

— Esse controle pós-operatório é fundamental. Uma vez que o próprio estômago tem uma função importante na absorção de nutrientes, vitaminas, ferro, existem alguns cuidados após a cirurgia.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

Para Ana Paula, o esforço valeu a pena. Ela ainda guarda todas as roupas de quando estava obesa e incentiva outras pessoas que estavam na mesma situação que ela a fazerem uma mudança de vida.

— Lutei muito para chegar aqui. Não deixem de lutar pelos seus sonhos. Quando a gente sonha, a gente tem que correr atrás.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.