Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 5 anos, Estados Unidos desistem de abrir consulado em BH

Termo de compromisso foi assinado em fevereiro de 2014; país irá investir US$ 1,2 bilhão em novas instalações em Brasília, Rio de Janeiro e Recife

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Consulado seria construído em prédio no bairro Santa Lúcia, em BH
Consulado seria construído em prédio no bairro Santa Lúcia, em BH Consulado seria construído em prédio no bairro Santa Lúcia, em BH

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um comunicado nesta quinta-feira (22) em que confirma o cancelamento da decisão de construir um consulado do país em Belo Horizonte. A inauguração da representação diplomática do país norte-americano na capital mineira vem sendo adiada desde 2016 e não será concluída em um 'futuro previsível", conforme o comunicado. 

O consulado seria instalado em um prédio localizado no bairro Santa Lúcia, em ponto nobre da cidade. O contrato de aluguel do edifício foi assinado pela então embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, em fevereiro de 2014, com previsão de inauguração dois anos mais tarde.

De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, foi feita uma "cuidadosa análise da demanda de vistos e da capacidade dos serviços consulares já oferecidos em todo o Brasil" para o cancelamento da decisão. Segundo o órgão, os serviços de renovação de visto e coleta de dados biométricos oferecidos pelo CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) que já funciona em Belo Horizonte serão mantidos.

"Oficiais oficiais consulares virão a Minas Gerais rotineiramente, e em casos de emergência, para prestar serviços aos cidadãos americanos". Já os serviços consulares continuarão sendo oferecidos pela Embaixada em Brasília e nos consulados gerais no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Ainda segundo o Departamento de Estado dos EUA, o Escritório da Embaixada em Belo Horizonte "continuará a promover intercâmbios educacionais, culturais e profissionais, bem como o comércio entre os Estados Unidos e Minas Gerais" e que o país norte-americano está investindo mais de US$ 1,2 bilhão nos próximos anos para construir um novo complexo na embaixada em Brasília e novas instalações nos consulados gerais no Rio de Janeiro e em Recife.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.