Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após manhã de paralisação, ônibus voltam a circular normalmente em BH

De acordo com a BHTrans, situação começou a voltar ao normal por volta de meio-dia 

Minas Gerais|Do R7

Estações Diamante e Barreiro foram as mais afetadas pelo protesto
Estações Diamante e Barreiro foram as mais afetadas pelo protesto Estações Diamante e Barreiro foram as mais afetadas pelo protesto

Após uma manhã de caos, os ônibus voltaram a circular normalmente na tarde desta segunda-feira (25), em Belo Horizonte. Mais cedo, motoristas e cobradores cruzaram os braços na capital mineira e deixaram estações paradas, além de milhares de usuários sem transporte. O objetivo é protestar contra o projeto de lei 1881/16, aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal, que acaba com a obrigatoriedade da presença do cobrador nos veículos da cidade.

Conforme boletim divulgado pela BHTrans, a situação começou a ser normalizada por volta de meio-dia. As estações Barreiro e Diamante, que foram as mais afetadas, já voltaram a operar. As linhas da área central estão operando normalmente. Nas estações São Gabriel, Vilarinho e Pampulha, 90% das viagens já estão acontecendo sem interrupções. Já em Venda Nova, o índice está em 85%. 

De acordo com o diretor do STTR-BH (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte), José Márcio Ferreira, a manifestação é uma "paralisação de advertência". Ele explicou que a suspensão das atividades não ocorreu de maneira uniforme e, por isso, não é possível definir qual a adesão da categoria. Às 14h, no entanto, os trabalhadores do setor devem organizar um protesto na porta da Prefeitura de Belo Horizonte. O intuito é pressionar o prefeito Marcio Lacerda (PSB) a vetar a proposta.

Operação

Publicidade

Por causa do protesto, a BHTrans organizou uma operação especial de trânsito para "minimizar os impactos dessa possível paralisação para os passageiros de ônibus da capital". De acordo com a instituição, foi solicitado o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos trabalhadores que não aderirem ao manifesto. Além disso, uma reunião deverá ser marcada com os representantes da categoria para discutir a situação.

Agentes da empresa permanecerão nas estações de integração, mesmo naquelas que estiverem operando normalmente. Além disso, a BHTrans solicitou à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) a ampliação do número de viagens do metrô para atender ao aumento de demanda de usuários.

Para remoção dos veículos eventualmente parados, que poderão obstruir o trânsito nas vias, a BHTrans posicionará os veículos reboques em diferentes pontos da cidade e nas estações de ônibus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.