Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH ocupa o 2º lugar entre capitais com mais homens fumantes

Número de fumantes caiu 30% no Brasil em uma década

Minas Gerais|Do R7*

Levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde
Levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde Levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (28) apontam que Belo Horizonte é a capital com o maior número de homens fumantes do Brasil. Em BH, 16,2% dos homens relatam fazer uso de cigarro - cerca de 40 mil pessoas em idade adulta. A campeã de fumantes é Porto Alegre (17,9%). Em terceiro lugar aparece Cuiabá (15,6%).

O número de usuários de tabaco caiu 30,7% no Brasil nos últimos nove anos.

Na lanterna entre os homens que fumam estão as cidades de Fortaleza (8,6%), São Luís (9,3%) e Salvador (9%). Entre as mulheres, o tabagismo é mais frequente em Porto Alegre (15,1%), São Paulo (13%) e Curitiba (15,6%).

Os Dados Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), coletados em 2014, indicam que 10,8% dos brasileiros possuem o vício. O índice é maior entre os homens - 12,8% contra 9% entre as mulheres.

Publicidade

A pasta alerta que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil - 25% delas por angina e infarto do miocárdio, 45% por infarto agudo do miocárdio (abaixo de 65 anos) e 85% das mortes por bronquite e enfisema pulmonar.

O hábito também responde por 90% dos casos de câncer de pulmão no país, sendo que, entre o restante, um terço é fumante passivo. Esse tipo de tumor é considerado o mais letal e umas das principais causas de morte no Brasil. A estimativa do governo é que 27.330 novos casos de câncer de pulmão sejam registrados no país este ano.

* Com informações da Agência Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.